Excel Marketing Expert | 18 HORAS
O Excel é a folha de cálculo mais utilizada pelos profissionais de gestão e negócios para análise e apresentação de resultados. O presente curso, tendo como pressuposto o acrescido interesse do mercado, foi elaborado para os profissionais que desejam usufruir das inúmeras funcionalidades avançadas do Microsoft Excel, nomeadamente para efeitos de análise de negócio (entendendo-se negócio como as áreas de vendas e marketing, como interesse fundamental). O objetivo é explorar estas funcionalidades, conferindo ao utilizador uma maior solidez na tomada de decisões sustentadas, baseadas em análises seguras e estruturadas em cenários alternativos, bem como através do uso e criação de fórmulas avançadas.
Objetivos Gerais
Este curso procura integrar e potenciar, através de uma metodologia de formação essencialmente prática, a utilização de Microsoft Excel, no seu dia-a-dia, como ferramenta de apoio em decisões de negócio. Permite capacitar os participantes com as competências apropriadas para trabalhar com as ferramentas de análise disponibilizadas pelo Microsoft Excel, aplicadas à área comercial e marketing.
Objetivos Específicos
A presente formação tem por objetivo dotar os participantes, das ferramentas necessárias para o desenvolvimento de mapas de análise de vendas e marketing, com o apoio do Excel. Durante a formação são apresentadas e exploradas as ferramentas que o Excel disponibiliza de um modo especificamente orientado para serem utilizadas num contexto de Gestão Comercial, Vendas e Marketing.
Destinatários/Pré-Requisitos
Profissionais da área de vendas e marketing, que tendo já alguns conhecimentos relativos à utilização do Excel, pretendem explorar a totalidade das potencialidades da aplicação objetivo de incrementar a eficácia da sua ação comercial e iniciativas de marketing, tendo como auxílio as ferramentas do Excel.
Conteúdo
ANÁLISE DE VENDA: DOMÍNIO EM CÁLCULOS EM EXCEL
Cálculo e análises de venda e resultados
Análises de flutuações de vendas
Rácios de controlo: carteira de clientes, atividade e custos de forças de vendas, valor médio de pedido
Realização de comparativas e rankings
ANÁLISES DA CONCORRÊNCIA UTILIZANDO O EXCEL E DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA
Quota de mercado
Análise de situação relativamente a: clientes, mercado e concorrência
Matriz de posicionamento
Gráfico de borbulhas
Análise de oportunidades de mercado
Elaborar relatórios de análises de mercado, de produto, de preço e concorrência por zonas
OPTIMIZAÇÃO DO USO DE EXCEL PARA A ANÁLISE DA RENTABILIDADE
Mix de vendas & Mixing margin
Cálculo de break-even
EXCEL COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE PROMOÇÕES EFECTIVAS E ANÁLISES DO SEU IMPACTO
Mix promocional
Definição da promoção com base na sua rentabilidade
Promoção por impacto em quota
Promoção por alcance de distribuição
Apresentação de resultados
CASOS PRÁTICOS
ANÁLISE DE TABELAS: APRENDA A IMPORTAR E TRATAR DADOS DE BASES EXTERNAS
Importação de Dados Externos
Ordenar e Filtrar
Localizar e Substituir
Utilização das Funções de Procura, Lógica e Hiperligação
Utilização de Filtros Automáticos e Avançados
Criação e Utilização de Tabelas Dinâmicas
CASO PRÁTICO
Importação e tratamento de dados externos em ambiente EXCEL
PLANIFICAÇÃO, EXECUÇÃO E CONTROLO DE ORÇAMENTOS: CRIAR FERRAMENTAS DE PLANEAMENTO, CÁLCULO E CONTROLO DE CUSTOS
Custos por Produto / Serviço, e Margens de Rendimento
Criação de um Plano Anual de Custos
Análise e Revisão de Orçamentos
Elaboração de Relatórios de Acompanhamento: Análises de Desvios aos Orçamentos, e Elaboração de Gráficos
Utilização de Tabelas Dinâmicas na Revisão de Orçamentos
CASO PRÁTICO
Execução e Controlo de Orçamentos para Produtos e Serviços em ambiente EXCEL
CONTROLO DE PREÇOS: CRIAR FERRAMENTAS DE FIXAÇÃO E CONTROLO DE PREÇOS
Fixação de Preços em função do valor diferencial
Obtenção de Margens
Criação de Gráficos de Acompanhamento dos Preços
Fixação e Revisão Sistemática de Preços
CASO PRÁTICO
Definição e Controlo de Preços para Produtos e Serviços em ambiente EXCEL
APURAR A CONTRIBUIÇÃO DAS PROMOÇÕES UTILIZANDO O EXCEL
Como determinar a elasticidade das vendas ao preço?
Que parte das vendas promocionais é incrementável?
Como apurar a margem líquida das promoções?
Qual é a altura e a duração promocional mais adequada?
A promoção tem impacto de longo prazo?
Qual o ROI das promoções?
APURAR A CONTRIBUIÇÃO DA PUBLICIDADE UTILIZANDO O EXCEL
Como calcular as curvas de resposta à publicidade?
Como determinar a elasticidade das vendas ao esforço publicitário?
Como construir um modelo de efeitos das ações de comunicação?
Como avaliar a eficácia dos mailings?
CASOS PRÁTICOS