EPCG - Escola Profissional de Ciências Geográficas

Información

A Escola Profissional de Ciências Geográficas (EPCG), criada pela portaria nº 809/2000 de 22 de Setembro, surgiu como resultado de um processo de reestruturação da Escola Profissional de Cartografia e Cadastro, que tinha como promotor o Instituto Português de Cartografia e Cadastro, o qual, por fusão com o Centro Nacional de Informação Geográfica, deu origem ao actual Instituto Geográfico Português (IGP).

A EPCG faz parte da rede de escolas profissionais do ensino público com ligação funcional à Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) e funciona em instalações do IGP e com o apoio deste organismo público que é responsável pelo Referencial geodésico, pela produção de cartografia topográfica oficial, pela execução do Cadastro Predial e pelo desenvolvimento e coordenação do Sistema Nacional de Informação Geográfica.

A Escola tem uma longa experiência de ensino especializado nesta área, colhendo os benefícios da sua ligação ao IGP, nomeadamente no que respeita à orientação científica e técnica dos cursos e à constituição do seu corpo docente.

 

Objectivos

O principal objectivo da EPCG é criar, organizar e ministrar cursos visando a formação e aperfeiçoamento profissional de técnicos na área das ciências geográficas, no âmbito do Planeamento e Ordenamento do Território, do Ambiente e do Equipamento Social.

 

Evolução Histórica

A EPCG é a sucessora e herdeira de uma vasta tradição escolar que remonta ao ano de 1980, e tem como base a experiência adquirida pela então Escola de Formação e Aperfeiçoamento (EFA), do extinto Instituto Geográfico e Cadastral – IGC, (actual Instituto Geográfico Português - IGP).

A criação da EFA teve como finalidade a preparação técnica do pessoal que se destinava simultaneamente a ingressar nos Quadros do então IGC e de outras entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras, com especial relevo neste último campo, para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – PALOP. Em Julho de 1991 é aprovado um Contrato Programa entre o Estado Português, representado pelo GETAP – Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, e o IGC – organismo promotor – que enquadrou a EFA do IGC no âmbito das Escolas Profissionais. A partir de Janeiro de 1994, e para melhor responder aos novos desafios que se vão desenhando nos domínios da Cartografia, Topografia e dos Sistemas de Informação Geográfica, transformou-se na Escola Profissional de Cartografia e Cadastro.

Através da Portaria nº 809/2000, de 22 de Setembro, foi criada a EPCG, como escola profissional pública, integrada na rede dos estabelecimentos de ensino do Ministério da Educação.

Oferta de treinamento