Pioneirismo e Inovação
O INP foi criado em 1964, ministrando desde então as seguintes áreas que hoje constituem as suas licenciaturas: Relações Públicas e Publicidade, Turismo e Assessoria de Direcção e Administração, à época inovadoras em Portugal.
O INP é uma Escola pioneira, sendo justo referir que o ensino regular de novos conhecimentos para novas profissões constituiu por um lado uma unidade temática, que se aproximava mais das Empresas, das Administrações Públicas e da Comunidade, com dinâmicas compreensivamente favoráveis ao desenvolvimento económico e social do nosso País, ao mesmo tempo que introduziu no Ensino Superior em Portugal novos estilos pedagógicos.
Em 2000 iniciou-se a leccionação de Pós-Graduações, que definem e projectam um espaço técnico e científico dos Cursos, para os diplomados e profissionais de Relações Públicas e Publicidade, Turismo e Gestão e a outros que chegaram à profissão através de outras formações de base e que carecem de alargar e aprofundar os caminhos, os saberes teóricos e profissionais.
Deste modo, o INP complementou o ensino regular com as Pós-Graduações, que definem um espaço de inovação constante ao nível dos saberes necessários à especialização exigida pelos mercados.
Saber fazer e ligação ao mercado
As sociedades necessitam de conciliar os seus discursos científicos com as técnicas de difusão e de comercialização. Daí que o INP ausculte permanentemente o sentido das necessidades empresariais e Administrações (Centrais e Locais). Sendo certo que a Sociedade Portuguesa instalou uma hierarquia de predominância do técnico-teórico sobre o prático, verdade que o INP se tem mantido no prosseguimento da preparação dos seus diplomados numa harmonia que cobre os diversos patamares das estruturas organizacionais cumprindo o nosso lema de divulgarmos um saber prático fundamentado num saber teórico.
Esta postura científica, laboral e pedagógica tem sido um dos pontos fundamentais da preferência que no mundo das empresas e organizações tem acolhido os nossos diplomados desde os meados da década de 60. Numa sociedade em mudança – com ritmos compreensivelmente dissemelhantes – os diplomados do Instituto Superior de Novas Profissões têm cumprido as missões que quer o sector Público quer o sector Privado lhes têm apresentado como desafio.
Distinções
Agraciado em 1995 com a Medalha de Mérito Turístico, pela Secretaria de Estado do Turismo.
Reconhecimento em 1998 e 1999 pela qualidade de ensino na área da Comunicação e Marketing - APAP (Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação).
Organização de Eventos e Seminários
* Seminário Internacional de Turismo (1979);
* Seminário dedicado à obra de Manuel de Oliveira (1980);
* Seminário Internacional de Relações Públicas (1982);
* Seminário sobre Sistema Nacional de Ensino e Ensino Privado (1984);
* Colóquio "Sociedade e Estado" (1986);
* VIII Congresso Mundial da AMFORT (1988);
* Ciclo "Portugal e a Moeda Única" (1997);
* Ciclo de Conferências “Portugal e o Futuro” (Novembro e Dezembro de 1998, Janeiro de 1999);
* Semanas da Comunicação (Todos os anos)
* Congresso INP (2008)