Información
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Iniciou a sua atividade em 1962 como Instituto de Ciências Psicológicas e veio a adotar a designação de Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em 1964. Desde então o ISPA constituiu-se como uma referência incontornável no ensino superior em Portugal.Pioneiro no ensino e investigação na área das ciências psicológicas e do comportamento, o ISPA é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência do seu projeto pedagógico científico e cultural, pela qualidade da sua atividade científica e pela relevância da sua extensão universitária.O projeto ISPA estrutura-se segundo uma matriz de desenvolvimento institucional que concilia seis linhas força essenciais.
Constituição de um corpo docente próprio prestigiado e qualificado;
Atividade científica e pedagógica de alto nível, plural e multidisciplinar;
Produção científica relevante, internacionalmente reconhecida e referenciada;
Uma aposta clara na internacionalização através de parcerias fortes com instituições universitárias e centros de investigação e intervenção de referência no espaço Europeu, da América do Norte e Lusófono; Atividade editorial diversificada com títulos que são, atualmente, referências nas áreas das ciências sociais, psicológicas e do comportamento; Intervenção social e comunitária relevante, permanente e diversificada;
. 2009 representou mais um marco histórico no seu desenvolvimento institucional com a sua reconversão em Instituto Universitário, no quadro do novo modelo organizativo do ensino superior. O ISPA foi a segunda instituição em Portugal e a primeira no subsistema do ensino superior privado a satisfazer os requisitos formais e o nível de qualificação exigidos para esta adequação organizacional.
Com esta nova matriz institucional o ISPA ministra, de forma autónoma, todos os graus académicos previstos no quadro da organização dos estudos introduzido pelo Processo de Bolonha (1ºs Ciclos – Licenciaturas, 2ºs Ciclos – Mestrados, Mestrados Integrados, 3ºs Ciclos - Doutoramentos) alargando também a sua oferta formativa a outras áreas do conhecimento com particular destaque das ciências da vida.
É neste contexto que é criado, em 2009, o Centro de Biociências do ISPA e se inicia, no ano letivo 2010/2011, o funcionamento da Licenciatura em Biologia e em 2012 o Mestrado em Biologia Marinha e Conservação. Esta nova realidade traduz também a excelência do projeto pedagógico e científico do ISPA nesta área do conhecimento, alicerçado na elevada qualificação e prestígio do seu corpo docente e nas mais elevadas classificações atribuídas, por entidades independentes.
As atividades de extensão universitária e transferência de conhecimento para o exterior são, desse sempre, uma vertente distintiva do ISPA. Neste domínio destacam-se os diversos serviços de consultoria e acessória a entidades nacionais e internacionais (públicas e privadas) prestados pelo seu corpo docente e as estruturas de extensão universitária como o Centro de Avaliação Psicológica, Centro de Apoio à Criança e à Família ou a Clinica Universitária de Psicologia.
Em 2011, no âmbito do processo de avaliação e acreditação do Ensino Superior, o ISPA viu acreditada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) toda a sua oferta formativa conducente a grau académico (Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos), facto que releva a singularidade do ISPA no panorama do Ensino Superior privado e o coloca entre as melhores referências universitárias nacionais.
Em 2012 o ISPA celebra o seu cinquentenário. São cinquenta anos de desenvolvimento institucional a todos os títulos assinalável que determinaram de forma decisiva a história, a afirmação e o reconhecimento da psicologia, das ciências do comportamento e da ciências da vida em Portugal.
Sendo uma da mais antigas instituições de ensino superior em Portugal, o ISPA ajudou a elevar os padrões e a vocação universalista e multicultural do ensino superior no respeito pelos valores que têm distinguido e afirmado as melhores instituições universitárias.