Reconhecida de interesse público pelo Decreto-Lei nº 107/96, de 31 de Julho, a Universidade Fernando Pessoa (UFP) é o resultado dum projecto inovador de ensino superior, iniciado nos anos de 1980, através do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa, e do Instituto Erasmus de Ensino Superior, que lhe serviram de base estruturante. Num tempo em que o ensino superior privado era sobretudo considerado supletivo, ousámos enveredar pelo trajecto alternativo, oferecendo novas formações e novas metodologias. Sabíamos que estávamos a escolher um caminho diferente, mas assumimos conscientemente o risco da diferenciação, já que não nos interessava ser mais uma das universidades do sistema. Quisemos, e conseguimo-lo, construir uma comunidade educativa modelada nos melhores exemplos europeus e americanos.
Hoje, temos uma universidade que, nas suas áreas de formação e de extensão, não receia comparações nem confrontos com instituições congéneres, nacionais ou internacionais, porque sempre procurámos antecipar o futuro, cultivando a qualidade nas suas duas dimensões estruturais – a da gramática e a da pragmática.
A dimensão da gramática, ou organizativa, garante-nos um modelo de administração, logística, científica e pedagógica que, sem burocratismos funcionais, nos permite monitorar com eficácia a qualidade como um processo, como um work in progress. A dimensão da pragmática impõe-nos atenção permanente aos sinais novos deste tempo de globalização, sintonizando a nossa oferta e métodos didácticos com os novos públicos duma universidade, como a nossa, apostada na aprendizagem ao longo da vida e na construção duma plataforma virtual que a satisfaça.
Considerada pelo Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior como um “exemplo que deve ser seguido”, a UFP continuará a fazer jus ao seu lema – nova et nove – de ensinar o novo de forma nova, ao mesmo tempo que vai consolidando a qualidade como um imperativo ético e reafirmando o seu objectivo de fazer diferente e fazer melhor.
Bem-vindo à Universidade Fernando Pessoa, onde o conhecimento tem a marca da modernidade e da heteronímia do seu patrono!
O Reitor
Prof. Doutor Salvato Trigo