A Universidade Internacional foi fundada em 1984. É, por isso mesmo, a mais antiga Instituição Universitária privada ao serviço do País. No decurso de quase um quarto de século de vida académica, formou mais de uma dezena de milhar de licenciados e pós-graduados - nas diferentes áreas do saber - que hoje ocupam relevantes posições profissionais e na vida pública.
A Universidade Internacional iniciou a sua actividade em conjunto com o Instituto Superior Politécnico Internacional, em edifício centenário - Convento da Cruz da Pedra - erguido em 1640.
Em 1990 foi criada a Universidade Internacional da Figueira da Foz que se afirmou progressivamente como instituição de referência na Zona Centro do País, paredes meias com a mais prestigiada e antiga Universidade do País (Universidade de Coimbra).
A Universidade Internacional segue os princípios da Magna Carta de Bolonha, fazendo jus à afirmação de que Ciência, Pedagogia, e Educação deverão sempre andar de mãos dadas, ao serviço dos superiores interesses da comunidade e do País.
Tributária da tradição humanista europeia, a Universidade Internacional tem como vocação transcender quaisquer fronteiras geográficas, sem esquecer a matriz nacional bem simbolizada na data em que foi edificada a construção em cujas instalações iniciou a sua actividade.