WORKSHOP MAUS-TRATOS EM IDOSOS – IDENTIFICAR E AGIR
O respeito pelos direitos e a compreensão dos deveres dos cidadãos implica uma sólida sedimentação de conceitos de humanização e um treino especial no atendimento em casos especiais de agressividade ou conflitos relacionais.
A violência é considerada um problema público, que exige a intervenção de vários profissionais. Da mesma forma, a violência e maus-tratos sobre os idosos constitui um tema relevante numa sociedade, em que a população ao longo dos anos vai envelhecendo. Sabemos que os idosos são uma parcela da população que apresenta riscos em função da sua maior fragilidade e dependência, imposta pelas limitações física, cognitiva e social. As questões culturais também podem contribuir para que haja violência, em especial no ambiente doméstico, no qual o idoso não raro é desvalorizado, considerado um peso, visto como uma pessoa inútil e relegado à marginalização.
Objectivo Geral:
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de avaliar e intervir em situações de maus-tratos em idosos.
Objectivos Específicos:
Adquirir conhecimentos acerca da violência e maus tratos na terceira idade;
Adquirir competências para intervir em situações de maus tratos nos idosos.
Esta formação destina-se a Licenciados em Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Animadores Sociais, Gerontologia e outros profissionais da área social ou da saúde, e outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de actuação.
6 horas
1 de Agosto de 2015
1. Diferenciação entre o que é, e não é maus-tratos em pessoas em idade avançada: definições e contextualizações;
2. Tipologia dos maus-tratos;
3. Indicadores e factores de risco;
4. Características da vítima e do vitimizador;
5. Âmbitos onde se podem detectar situações de maus-tratos;
6. Detecção dos maus-tratos: Análise dos aspectos que podem dificultar a detecção.
7. Avaliação: Instrumentos existentes;
8. Intervenção multidisciplinar.
- Certificado de Formação Profissional, segundo a Portaria 474/2010 de 8 de Julho (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social).