Cada vez mais, a atenção dada a crianças e jovens assume um papel social de destaque, ao nível do seu desenvolvimento físico, psico-‐afectivo, cultural e ético, fazendo emergir novas necessidades e um aumento de procura de serviços pessoais, colectivos e sociais de proximidade neste domínio. Estes serviços prestados por entidades privadas sem fins lucrativos e com fins lucrativos surgem ainda associados à premente necessidade de estruturas de apoio à família, que facilitem a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional, uma exigência acrescida face a uma elevada taxa de actividade feminina como a da população portuguesa. Assim, este sector revela-‐se em forte expansão, quer em número de entidades, quer em número de trabalhadores.
ÁREA DE FORMAÇÃO
761 - Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
OBJECTIVO GERAL
No final da formação, os formandos deverão estar habilitados com competências e conhecimentos que lhes permitam acompanhar e auxiliar as crianças em contexto escolar.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Dotar os formandos para poder vigiar e acompanhar uma ou mais crianças.
Dotar os formandos para poder acompanhar, vigiar e apoiar crianças em Actividades de Tempos Livres.
Dotar os formandos para poder apoiar a educadora na planificação e execução de actividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas.
Dotar os formandos para poder auxiliar nas tarefas de vigilância de crianças em creches e estabelecimentos similares.
Dotar os formandos para poder acompanhar, apoiar e desenvolver actividades com crianças com necessidades específicas de educação.
DESTINATÁRIOS
Esta formação destina-‐se a todos aqueles que trabalhem com crianças e queiram adquirir mais conhecimento o aperfeiçoar as suas práticas e/ou os que desejam vir a trabalhar na área.
MODALIDADE DA FORMAÇÃO
Formação Contínua ou de Actualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
METODOLOGIA DA FORMAÇÃO
A que o formador achar mais pertinente para a aquisição dos conhecimentos transmitidos.
AVALIAÇÃO
Avaliação Inicial de Diagnóstico (opcional)
Avaliação Formativa
Avaliação Sumativa
Avaliação Diagnóstica Prospectiva/Inquérito de Satisfação
RECURSOS MATERIAIS
Mesas, cadeiras, quadro branco, videoprojector, capa da "Competências", e outros solicitados pelos formadores.
TIPO DE HORÁRIO
Pós-‐Laboral: 3ªf das 18h30-‐22h30
PROGRAMA
M1. Modelos psicológicos e fases do desenvolvimento da criança
M2. Modelos de Competências Parentais
M3. Processo de comunicação e formas relacionais e pedagógicas da criança
M4. Ética e deontologia profissional na prática pedagógica
M5. Primeiros Socorros Pediátricos -‐ tipos de acidentes e formas de actuação
M6. Acompanhamento de crianças com NEE's
M7. Técnicas Pedagógicas em Creche, Jardim de Infância e ATL
M8. Planificação de actividades pedagógicas e gestão do tempo
M9. Manutenção dos espaços, materiais e equipamentos
CERTIFICAÇÃO
- Certificado de Formação Profissional, segundo a Portaria 474/2010 de 8 de Julho (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social).
DURAÇÃO:
60 horas teórico-práticas
150 horas de estágio (opcional)
Outro curso relacionado com administração educativa