Objectivos“A chave para tomar boas decisões pessoais é ouvir os sentimentos”
A Inteligência Emocional é a habilidade para perceber, clarificar e gerir as nossas emoções e as emoções dos outros de forma a facilitar os processos cognitivos e promover o crescimento pessoal e intelectual (Sal e Mayer, 2000).
É entendida como uma habilidade individual para reparar os estados emocionais negativos e manter os positivos. (Queirós et al., 2005)
Dirigido aDESTINATÁRIOS
É destinado a todos os interessados no desenvolvimento de competências relacionais para uma vida mais produtiva, tanto pessoal como profissional e público em geral.
Este curso não apresenta requisitos de acesso.
ConteúdoI – A inteligência das emoções
1.1. Emoção e Razão
1.2. Emoções e sentimentos
1.3. O que é a Inteligência Emocional
1.4. Componentes da Inteligência Emocional
1.4. Exercício de auto-diagnóstico
II - Auto-conhecimento emocional
2.1. A jornada da auto-consciência emocional
2.2. Conhecer, classificar e aceitar as próprias emoções
2.3. Exercícios práticos
III – Compreender as emoções
3.3. A raiva
3.2. O medo
3.3. A culpa
3.4. A insegurança
3.5. Exercícios práticos
IV – Auto-controle emocional – aprender a gerir as emoções
4.1. A gestão das emoções
4.2. Técnicas para lidar com as emoções e desenvolver equilíbrio emocional
4.3. Exercícios práticos
V – As relações com os outros
5.1. Reconhecer, compreender e lidar com as emoções dos outros
5.2. Exercícios práticos
VI – Ser feliz
6.1. Dar sentido à vida
6.2. O auto-perdão
6.3. A auto-estima – o amor por si próprio
6.4. A verdadeira felicidade
6.5. Exercícios práticos