ObjectivosO Workshop em Epigenética Forense destina-se a profissionais das áreas de Biologia, Antropologia, Medicina, Medicina legal, entre outras áreas das Ciências Forenses e das Ciências da Saúde, bem como a finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização ou MBA, nas áreas referidas.
ConteúdoDescrição da Formação
O estudo da Epigenética Forense permite adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a metilação de DNA e a sua aplicabilidade em contextos forenses, nomeadamente na estimativa da idade do indivíduo (quer em vivos quer em mortos).
Objetivos Gerais
- Dotar os formandos de competências na área de epigenética, particularmente no estudo dos níveis de metilação de DNA e nas possíveis potencialidades em termos forenses;
- Adquirir conhecimento aprofundado sobre a metilação de DNA como uma ferramenta promissora na estimativa da idade do indivíduo (quer em vivos quer em mortos).
Objetivos Específicos
- Diferenciar entre métodos primários e secundários de identificação;
- Reconhecer a aplicabilidade forense da epigénetica;
- Reproduzir análises de metilação de DNA para a predição de idade;
- Analisar casos práticos forenses onde a estimativa da idade a partir da metilação de DNA pode ser relevante;
- Identificar níveis de metilação de DNA em cromatogramas, calcular a percentagem de metilação de DNA de genes altamente correlacionados, e estimar a idade do indivíduo usando os níveis de metilação de DNA.