Formato do curso: Presencial e Live Training Duração: 332,5 horas
O objetivo desta Academia, é criar profissionais de TI com as competências e experiência necessária para desempenhar funções de programador na linguagem JAVA, através de formação certificada, aliada a um estágio curricular. Baseado em diversas tecnologias emergentes esta Academia fornece aos participantes um conjunto alargado de conhecimentos técnicos e a experiência prática ajustados à realidade atual, proporcionando, no final, acesso ao mercado de trabalho através de estágio curricular.
Formação certificada, através da Rumos, parceiro Oficial Oracle exclusivo em Portugal na oferta Java.
2nd Shot Gratuito
Têm direito a uma segunda oportunidade de exame de forma gratuita:
Os formandos que, após terem efectuado o exame, tenham reprovado com nota inferior a 10% em relação à nota mínima exigida;
E façam os exames nas datas propostas no calendário da academia.
Que Certificações vou obter?
Oracle Certified Associate, Java SE 8 Programmer
Oracle Certified Professional Java SE 8 Programmer
Oracle Certified Professional, Java EE 7 Application Developer
Certificação Rumos Expert (CRE): Programador Java
Que profissões me esperam?
Java Developer
Java Software Programmer
Senior Java Developer
Java Programmer
Java Web Software Developer
Estágio
Esta academia inclui a possibilidade de estágio curricular de 3 meses, após a conclusão da formação mediante a realização dos exames de Certificação com aproveitamento.
Destinatários
Esta Academia está orientada para todos os que pretendam desempenhar funções de programador na Linguagem Java.
Todos os interessados em iniciar uma atividade profissional no mercado das Tecnologias de Informação, nomeadamente na área de Desenvolvimento de Aplicações Java.
Profissionais que pretendam investir ou mudar de carreira.
Pré-requisitos
Esta academia inicia com os conceitos básicos de programação, quer em ambiente web, quer na linguagem Java. O seu rendimento e o desempenho será melhor com conhecimentos equivalentes aos alcançados com a Academia Code Developer.
Não tem requisitos ao nível de habilitações académicas, mas são necessários conhecimentos técnicos de Inglês.
Objectivos
Oferecer uma formação teórico-prática avançada, sólida, especializada e atualizada, que prepare os formandos para uma carreira de sucesso na área de Desenvolvimento de Aplicações com Java, dotando-os de versatilidade, criatividade, espírito crítico e rigor técnico para enfrentar com autonomia os desafios de um meio tecnológico exigente e em permanente mudança;
Complementar os conhecimentos com os conceitos fundamentais das linguagens de modelação de sistemas, conhecimentos fundamentais de sistemas de informação e utilização de tecnologias e ferramentas para ambientes web;
Dotar os Formandos com o know-how e a qualificação necessários para exercer com sucesso uma atividade profissional de programador;
Potenciar a produtividade, o reconhecimento profissional e a empregabilidade dos Formandos, através das mais elevadas Certificações Oracle, reconhecidas internacionalmente;
Desenvolver as competências pessoais essenciais à atividade de programador de aplicações Java em ambientes web.
Metodologia
Constituído por 13 módulos de formação integrados numa ótica de sessões mistas de teoria e prática. Cada módulo é constituído por um período de formação presencial e acompanhamento permanente e personalizado por parte de um formador. Serão elaborados exercícios e simulações de situações práticas com resolução individualizada garantindo uma aprendizagem mais eficaz. Os conteúdos ministrados durante o percurso foram desenvolvidos pela Oracle e pela Rumos, e são devidamente acompanhados por manuais, distribuídos aos Participantes.
Composição:
332,5 Horas de Formação
11 Ações de Formação TI
2 Ação de Formação de Softskills
3 Projetos Práticos
3 Ações de Preparação para Exame
3 Exames de Certificação
Estágio Curricular assegurado
Programa
Princípios de programação Java Orientada a Objetos
Paradigma da programação orientada objetos (OOP)
Classes e Objetos
Conceitos básicos de programação
Estrutura lógica de uma aplicação
Variáveis e tipos de dados
Expressões e operações
Regras de precedência, ordens de avaliação
Estruturas de decisão
Estruturas cíclicas
Definir e invocar funções
Modular código usando funções reutilizáveis
Propriedades e Métodos
Numbers, Strings e Collections
Polimorfismo
UX Design and Prototyping with Java Graphical Interfaces
Fundamentos de UX/UI Design
Design de Interação (IXD)
Análise de Utilizadores e de Tarefas
User Interfaces vs User Experiences
Introdução às bibliotecas gráficas do Java
Implementação de interfaces gráficas com JavaFX
Introdução à biblioteca gráfica Java FX
Ferramentas de desenvolvimento interfaces gráficas
Estrutura básica dos programas
Property bindings
Imagens e paineis de layout
Elementos gráficos: Node, Shape e subclasses
Projeto I
Projeto desenvolvido na linguagem Java parte 1
Web Programming Fundamentals – 31.5h
HTML5 e CSS3
Conceitos de criação de páginas de Internet
Sintaxe e regras HTML
Elementos HTML
Sintaxe e Regras CSS
Propriedades CSS
CSS3 Media Queries
Responsive Web Design
Javascript e jQuery
DOM: Document Object Model
Aceder aos elementos que pretendemos
Aceder ao texto dos elementos do documento
Aceder aos atributos dos elementos
Interação com CSS
Listeners para eventos
Bootstrap
Integração Contínua e Qualidade de Software
O que é Integração Contínua e porquê utilizar
Como escolher uma ferramenta de Integração Contínua
SCM/RCS (Source Control Management/Revision Control System)
O que é controlo de revisões
Automação de Builds
Automação de controlo de versões com Git/GitHub
Automação de teste de aplicações com JUnit
Automação de Builds com Maven
Automação de Deployment com Jenkins
Redução de Riscos
Introdução à Engenharia de Software e UML
Diagrama de Use Cases;
Diagrama de Classes
Diagrama de Atividades
Diagramas de Interação
Diagrama de Estados
Diagramas Físicos
Introdução aos métodos de desenvolvimento de Sistemas de Informação
Manutenção automática de código Java a partir de diagramas UML
Criatividade, Organização e Planeamento
Padrões de Desenho com Implementações em JAVA
Tipos de padrões de desenho
Padrões criação objetos (Ex: Singleton, Factory, Prototype)