Descrição da Formação
O abuso sexual de crianças e jovens é uma problemática com elevada prevalência e um claro impacto negativo a curto, médio e longo prazo, na criança, na família e na comunidade. Exige uma avaliação rigorosa, com vista a diminuir a probabilidade de falsos positivos ou falsos negativos, com todo o impacto negativo que cada um deles pode ter. Por outro lado, exige ainda uma abordagem preventiva, de natureza universal, envolvendo as crianças, as famílias e a comunidade. Somos todos responsáveis por prevenir o abuso sexual e esta prevenção primária pode acontecer de formas muito diversas e com recurso a estratégias e materiais lúdicos já desenvolvidos e testadas com população portuguesa (dos quais a formadora é coautora).
Acreditação da OPP15 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e nas especialidades avançadas de Psicologia da Justiça, Sexologia e Psicologia Comunitária.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP, estudantes de psicologia e/ou diplomados em psicologia, que concluam a formação com aproveitamento. Para efeitos de candidatura ao processo de especialidade, apenas poderá ser considerada formação que tenha sido realizada após a conclusão da formação académica necessária para inscrição na OPP.
Plano Curricular
Enquadramento geral
- Exercício inicial
- Enquadramento legal
- Comportamentos normativos vs abusivos
- Prevalência
- Indicadores e impacto
- Fases e estratégias do agressor
- Variáveis inibidoras da revelação;
Processo de avaliação
- Setting
- Pré-entrevista
- Entrevista à criança
- Entrevista parental
- Exercício prático
- Competência para testemunhar e credibilidade do relato;
Prevenção primária
- Objetivos, temas e estratégias para a prevenção primária do abuso sexual
- Análise de materiais de prevenção primária para a idade pré-escolar e escolar;