- a) Contextualização do(s) modelos de avaliação psicológica da carreira:
- . clássico
- . desenvolvimentista
- . construtivista
- . sistémico
- b) Modelo Life Designing
- c) Implicações práticas nos programas de desenvolvimento vocacional
- Discussão de casos de casos reais, segundo esta nova abordagem;
My Career Story (MCS)- My Career Story - Savikas
- Os princípios do My Career Story
- Etapas de implementação
- Aplicação individual e em grupo
- Análise de casos práticos;
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030
- Sustentabilidade e alterações climáticas
- ODS na construção de projeto de vida
- Identificação de recursos e planos de sessão
- Aplicação prática;
Competências para o Século XXI- Identificação das competências fundamentais num trabalho futuro
- Competências e atitudes/eficácia e satisfação
- Conceito de Delta
- 56 deltas, grupos de competências e categorias
- As 8 competências essenciais na Europa
- Aplicação prática;
Bem-Estar- Bem-estar como competência que pode ser desenvolvida
- Richard Davidson
- Consciência, conexão, insight e propósito
- Bem-estar e carreira
- Recursos e planos de sessão
- Aplicação prática;
Processos de Tomada de Decisão- A tomada de decisão como uma competência básica de carreira
- O ciclo da tomada de decisão
- Desafios e obstáculos atuais
- Análise de situações frequentes;
Sistema Educativo Português- Tipos de cursos no ensino secundário: Científico-Humanístico, Ensino artístico especializado, Cursos profissionais, Sistema de Aprendizagem, Ensino recorrente, Educação e Formação de Adultos - escolar e de dupla certificação
- Tipos de cursos após o 12º ano: EFA Pro, CET, CTeSP, Licenciatura e Mestrado Integrado
- Análise de casos concretos, tendo em conta o projeto de vida do jovem: ingresso no ensino secundário e ingresso no ensino superior
- Análise de materiais, sites e instituições de apoio à exploração dos cursos existentes
- Exercícios de aplicação prática;