- Mundo de mudança: o cenário da educação no século XXI, para uma rede educativa integral
- As transições: educativa, verde e digital
- A escola democrática, cooperativa e amiga da criança
- O sedentarismo infantil, inatividade física e a importância do desenvolvimento de competências motoras
- A sociedade e a escola adversa ao risco
- Cultura motora e cultura digital
- A falta de autonomia e mobilidade na infância
- A superproteção e medos dos adultos
- O “deficit” de contato com a natureza
- As políticas públicas para a infância
- O direito ao brincar e ser ativo na infância
- Os benefícios de brincar e ser ativo
- O confronto com o risco e o jogo de atividade física
- As várias tipologias de brincar e ser ativo nos espaços interiores (sala de aula) e exteriores das escolas (recreios escolares)
- A inclusão e pedagogia terapêutica
- Os espaços interiores e exteriores
- Naturalização e humanização
- O brincar e ser ativo lá fora em contacto com a natureza
- A reconversão dos espaços exteriores das escolas na perspetiva da exploração
- Confronto com o risco e aprendizagem através da vivência do corpo em movimento
- Modelos participativos e formas de tornar os espaços interiores e exteriores das escolas mais atrativos e confortáveis
- As relações com a comunidade envolvente e a participação dos pais
- O modelo de supervisão dos espaços exteriores e a “libertação das crianças” no desenvolvimento da capacidade de adaptação motora, lúdica e criativa
- Reflexão e debate em grupo;
Jogo e Desenvolvimento Motor da Criança- A pirâmide do desenvolvimento motor (movimentos reflexos, rudimentares, fundamentais e especializados)
- A barreira de eficiência e da eficácia. As aquisições motoras básicas (reportório motor fundamental)
- As relações entre jogo e motricidade infantil e as outras áreas de expressão (dramática, musical e plástica)
- Definição de uma metodologia de ação integrada no projeto educativo
- A complexidade progressiva das tarefas motoras e lúdicas no ensino da motricidade infantil
- Os movimentos posturais, locomotores e manipulativos
- Brincadeiras e jogos infantis
- Os espaços e materiais
- Formas de organização do trabalho com crianças
- As questões da reabilitação psicomotora
- Reflexão e debate em grupo;
Intervenção Pedagógica em Jogo e Motricidade Infantil- As referências das orientações curriculares para o ensino pré-escolar (OCEPS) e referências programáticas para o ensino da educação física para o 1º ciclo
- A escola a tempo inteiro e educação a tempo Inteiro
- A organização curricular e caraterísticas do processo de ensino e aprendizagem em motricidade infantil
- Atividades organizadas e atividades livres
- O projeto e processo educativo: variáveis culturais, sociais, familiares e comunitárias
- O corpo em movimento como estruturador do cérebro através de sentimentos e emoções
- O valor terapêutico do jogo e motricidade na infância
- A inclusão e intervenção pedagógica
- Os processos de participação da criança numa escola ativa e alternativa
- Criação de crianças exploradoras, pesquisadoras, cientistas e artistas
- Reflexão e debate em grupo;