- Perspetiva histórica: polémicas e consensos quanto ao diagnóstico
- Perturbação bipolar na infância
- Dificuldades no diagnóstico
- Conceito de espectrum de perturbações do humor
- Identificação de sintomas cardinais da perturbação bipolar pediátrica;
Diagnóstico Diferencial da Perturbação Bipolar- Desafios do diagnóstico
- Exercícios de análise de casos
- Discussão de dificuldades diagnosticadas, perturbação bipolar pediátrica ou precursor de perturbação personalidade bordeline
- Dificuldades diagnósticas: novos diagnósticos DSM5;
Avaliação e Perfil Psicológico- Caminhar para um diagnóstico precoce
- Comportamentos normal vs patológico
- Diferentes informadores e diagnóstico clínico
- Desafios na avaliação: análise de instrumentos de avaliação específicos
- Estudo de caso;
Perfil Neuropsicológico da Perturbação Bipolar Pediátrica- Estudos internacionais com adultos com perturbação bipolar
- Análise de evidências empíricas de estudos com jovens com perturbação bipolar pediátrica
- Semelhanças e diferenças do funcionamento neuropsicológico PHDA vs perturbação bipolar
- Perfil neuropsicológico da perturbação bipolar pediátrica: implicações no processo interventivo;
Programa de intervenção RAINBOW- Modelo de intervenção multimodal e sistémico
- Modelos psicossociais de intervenção específicos da perturbação bipolar pediátrica
- Intervenção com o jovem e família:
- . Psicoeducação quanto a perturbação bipolar pediátrica
- . Estratégias de autorregulação para crianças e jovens
- Desafios para as famílias:
- . Psicoeducação quanto a perturbação bipolar pediátrica
- . Estratégias de intervenção em crise: plano SOS
- Estratégias de prevenção de crise maníacas e depressivas:
- . Reestruturação cogntiva “Eu consigo”
- . Comunicação
- . Estratégias de resolução de problemas
- Mindfulness
- Intervenção na prevenção suicídio
- Psicoeducação sobre perturbação bipolar pediátrica para professores.
- Sinais de alarme na escola:
- . Estratégias de modificação de contexto
- . Estratégias de gestão de comportamento
- . Estratégias de modificação curriculares, reflexão de integração no ensino especial
- Estudo de caso;