- A indústria da aviação na atualidade
- Breve história da psicologia aeronáutica
- A realidade concreta da força aérea portuguesa
- O papel do psicólogo no contexto aeronáutico;
Perfis de competências em seleção aeronáutica- O que são perfis de competências
- Como construir perfis de competências
- A aplicação dos perfis no âmbito da seleção
- Exemplos práticos e exercícios em grupo;
Avaliação psicológica de pilotos e controladores de tráfego aéreo: indicadores psicométricos e provas de personalidade- A importância da avaliação psicológica em aeronáutica
- A avaliação baseada em sistemas informatizados
- Principais instrumentos psicométricos
- Provas psicométricas e projetivas de avaliação da personalidade
- A entrevista, a dinâmica de grupo e os assessment centres
- Relatórios e decisões em seleção
- Análise de casos e discussão;
Formação em contexto de aviação: crew resource management, fatores humanos, segurança de voo- Crew resource management: história, estrutura e finalidade
- Formação específica em aviação: human performance & limitations
- Formação em fatores humanos na manutenção
- O propósito da formação em aeronáutica;
Temas práticos: cognição em aviação- O processamento da informação
- Noções sobre enviesamentos percetivos em aviação
- Automação: vantagens e desvantagens
- Estudos de caso;
Temas práticos: segurança de voo- Segurança (safety), cultura e clima de segurança
- Fatores que afetam a segurança
- A investigação de acidentes
- Análise e discussão de casos práticos;
Temas práticos: acompanhamento psicológico e intervenção com tripulantes- Saúde mental em aviação
- Introdução aos peer support programmes
- O acompanhamento de alunos de pilotagem e controlo de tráfego aéreo em contexto militar
- A dessensibilização do enjoo aeronáutico;
- Avaliação de conhecimentos (em alternativa, se a avaliação for considerada fora da carga horária, será dedicada 1h para revisão de conceitos e esclarecimento de dúvidas, bem como recolha da opinião geral dos formandos acerca do curso, incluindo sugestões e críticas);