Curso: Comportamentos Disfuncionais na Criança – Formas de Atuação
ConteúdoCOMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS NA CRIANÇA – FORMAS DE ATUAÇÃOObjectivo Geral:No final da formação, os formandos deverão reconhecer as várias formas de atuação perante comportamentos disfuncionais na criança em idade escolar e pré-escolar, particularizando conhecimentos em: Diferenciar os distúrbios emocionais infantis Identificar os sinais de alerta da depressão na infância Diferenciar diversas formas e causas de ansiedade Identificar fatores de stress e resiliência na criança Distinguir os tipos de perturbação regulatória Discriminar formas de stress e implicações Identificar formas de disciplina adequadas Caracterizar o modelo de intervenção no autismo son-rise Identificar formas de agir em diferentes situações de ansiedades Aplicar formas de atuação e atitudes de apoio emocional para com as crianças Diferenciar as perturbações esfincterianas (enurese e encoprese) e suas causas Diferenciar os problemas de sono e as suas causas Explicar as causas e consequências da obesidade na infância Caracterizar a esquizofrenia e o autismo na infância (tipos) Caracterizar a sobredotação e saber como atuar Caracterizar a hiperatividade e saber como atuar Caracterizar a criança com medo de falar e o mutismo Identificar forma de intervenção em situações de luto Identificar forma de intervenção em situações de divórcio Descrever os modelos de intervenção específicos no autismo Diferenciar tipos de doença crónica Identificar formas de intervenção na doença crónica Distinguir o tipo de maus-tratos e formas de prevençãoEsta formação destina-se a Estudantes e Profissionais de Educação, Psicologia, Serviço Social e outros interessados na temática.50 horas15 de Setembro de 2015M1 – Depressão InfantilM2 – Stress e ResilênciaM3 – Formas de DisciplinaM4 – Formas de Actuação / Atitudes de Apoio Emocional para com as crinças:• Criança sobredotada• Criança hiperactiva• Criança isolada• Sono e os seus problemas• Educação esfincteriana e seus problemas• Papel do Educador/acompanhante de crianças• Papel da família• Papel dos serviços de psicologia e orientação- Certificado de Formação Profissional, segundo a Portaria 474/2010 de 8 de Julho (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social).
Outro curso relacionado com desenvolvimento infantil