PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS
Identificar e estudar carências e recursos em situações individuais, familiares, grupais, sociais, comunitárias e institucionais, utilizando técnicas, instrumentos e modelos técnicos variados;
Conceber, implementar e avaliar projectos de intervenção socio-comunitária em diversos domínios como a actividade física e desportiva, os jogos lúdicos / educativos, o artesanato, a música, o teatro, a expressão plástica, o acampamento, os debates sobre a actualidade, os inquéritos no seio da comunidade e outras actividades colectivas ou individuais, em colaboração interdisciplinar com outros profissionais ou serviços que trabalham com as mesma populações, e em áreas ligadas à Prevenção Primária, Secundária e Terciária;
Participar em programas de promoção de uma vida saudável, quer no plano físico quer psicológico;
Participar em programas de integração sócio–profissional, nomeadamente, através do apoio prestado a instituições ou associações de cariz profissional, cultural, desportivo e recreativo;
Intervir, juntamente com outros profissionais, em grupos de risco (pré–delinquência, pobreza ... ), comportamentos desviantes ( toxicodependência, criminalidade ... ) e junto de reclusos;
Colaborar na administração e coordenação de actividades desportivas, ensinando os indivíduos a melhor conhecer o seu corpo, a melhorar a sua condição física e a gostar de praticar actividades físicas e desporto;
Intervir no desenvolvimento das diversas modalidades desportivas, designadamente a nível da formação de base e nos escalões etários mais baixos;
Participar na gestão de equipamentos mediante tarefas específicas, nomeadamente na avaliação de carências de equipamento e material novo ou responsabilizando-se pela conservação de instalações e equipamento;
Conhecer, valorizar e sensibilizar a comunidade para o matrimónio natural e cultural / artístico da região e país;
Colaborar na promoção de acções de informação / sensibilização / esclarecimento e debate;
Facilitar processos de comunicação inter – individual e inter – grupo, nomeadamente fazendo o despiste de tensões, conflitos, tentativas de clivagens e outros disfuncionamentos;
Participar na concepção, implementação e avaliação de ateliers e programas de animação desportiva, lúdica e Sociocultural;
Acompanhar os indivíduos, em diferentes momentos da sua evolução, criando com eles uma relação de confiança, interessando-os por uma participação mais atenta e activa no meio envolvente e ajudando-os a organizarem-se para a sua vida no seu ambiente de escolha.
REFERENCIAL DE EMPREGO
Tendo em consideração todo o que foi acima indicado, o Animador Sociocultural/Desporto pode exercer as suas funções em:
Autarquias;
Estabelecimentos de ensino / Jardins infantis;
Lares de terceira idade;
Associações Desportivas/Culturais/Recreativas;
Colónias de férias / Ateliers de ocupação de tempos livres;
Ginásios/Pavilhões Desportivos/Parques Desportivos.