Duração
35h
Valor inscrição
390€
Enquadramento
Esta Aplicação é um produto orientado não só para a criação e gestão de projectos de qualquer área (arquitectura, engenharia, design, etc.) como também para o desenho técnico com aplicação na indústria, na construção, etc., Como principais características destacam-se a precisão, o rigor e a rapidez de execução e partilha de desenhos, tanto no acto da criação como na edição.
Objectivos gerais
Modelação e representação tridimensional.
Preparar os formandos para dar os primeiros passos no 3D, através da correcta visualização dos modelos (vistas) e posições de desenho (planos).
Expandir conhecimentos sobre esta ferramenta, para no final transportar os seus projectos para três dimensões e apresentá-los sob a forma de imagens fotorrealistas.
Destinatários
Arquitecto, engenheiros, projectistas, designers e todos os profissionais ligados a estas áreas que pretendam desenvolver maquetas virtuais com realismo.
Conteúdos
1. Introdução e Apresentação
2. Funções Elementares
2.1 Espaço 3D (3D modelling)
2.2 Conceitos de coordenadas 3D
2.3 Modos de visualização 3D
2.4 Janelas de visualização (viewports)
2.5 Vistas tridimensionais
2.6 Criação e gestão de estilos visuais
2.7 Comando Orbit
3. Entidades de desenho tridimensional
3.1 Polilinhas 3D
3.2 Helicóide (Helix)
3.3 Ferramentas auxiliares para uso tridimensional
4. Planos de Trabalho / Sistemas de coordenadas (UCS)
4.1 Aplicação das várias tipologias de sistemas de coordenadas
4.2 Sistemas de coordenadas dinâmicos (DUCS)
5. Conversão de entidades bidimensionais em objectos sólidos
5.1 Comandos Extrude; Revolve; Loft e Sweep
6. Criação de faces e superfícies (malhas)
6.1 3D face
6.2 Ruled mesh
6.3 Revolved mesh
6.4 Tabulated mesh
6.5 Edge mesh
7.Criação de sólidos
7.1 Criação de primitivas básicas (caixas, esferas, cones, cilindros, pirâmides)
7.2 Modificação de sólidos
8. Cortes e alçados
8.1 Obtenção de Secções 2D e 3D
8.2 Fotografia Plana (Flatshot)
8.3 Obtenção de alçados e plantas a partir de objectos 3D
9. Comandos de navegação 6 h
9.1 Visualização através de andamento e voo (Walk and Fly)
9.2 Criação de uma câmara para obtenção de pontos de vista e alteração das propriedades da mesma
9.3 Animações segundo caminhos definidos por linhas (Motion Path Animations)
10. Fotorrealismo
10.1 Criação e aplicação de diversos materiais a objectos
10.2 Utilização dos diversos tipos de luzes no ambiente do modelo
10.3 Criação de imagens fotorrealistas com inclusão de imagens de fundo
11. Construção de um edifício com posterior aplicação de renderização de forma a obter imagens fotorrealistas
Pré-requisitos
Para a frequência deste curso, os formandos deverão possuir conhecimentos de utilização dos comandos mais comuns da ferramenta ao nível bidimensional.
Certificação
No final da formação aos formandos obterão um Certificado de Formação