INSCRIÇÕES ABERTAS
1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
Em qualquer parte em formato e-Learning
2. DESTINATÁRIOS
Professores, Psicólogos, Animadores Sócio-Culturais, auxiliares educativos, estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.
3. OBJETIVO GERAL
No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de bullying.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade;
- Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente;
- Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores;
- Contribuir para a intervenção no contexto escolar.
5. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: A agressividade (6 horas)
- A Agressividade
- Conceito de Agressividade
- Teorias Explicativas da Agressividade
- Teoria Catártica da Agressão
- Teoria Etológica
- Hipótese da Frustração-Agressão
- Teoria da Aprendizagem Social
- Teoria Sócio-Cognitiva de K. Dodge
- Possíveis Fatores Explicativos da Agressividade
- A Família
- Práticas Parentais
- Relacionamento Entre Irmãos
- O Grupo de Pares
Módulo 2: O bullying (7 horas)
- Bullying
- Definição
- Vítimas e Agressores
- Caracterização das Vítimas
- Caracterização dos Agressores
- Efeitos do Bullying para as Vítimas
- Efeitos do Bullying para os Agressores
- Bullying na Escola
- Bullying e o recreio
- Bullying e a Indisciplina
- Cyberbullying
- Formas de Cyberbullying
- Tipos de Cyberbullying
- Cyberbullying em Contexto Escolar
- Cyberbullying: Estratégias de Defesa
- Estudos de Investigação no Âmbito do Bullying/Cyberbullying
Módulo 3: Dos estudos às linhas para a intervenção (5 horas)
- Bullying – Uma Visão Nacional e Internacional
- Estudos Efetuados no Contexto Português
- Contributos de um Estudo Qualitativo
- Discurso do Grupo dos Agressores e Vítimas
- Interpretação e Discussão dos Resultados
- Estudos Internacionais
Módulo 4: Debate e criação de plano de intervenção (7 horas)
- Proposta de Intervenção em Contexto Escolar
- Escola
- Direção da Escola (Conselho Executivo)
- Professores em Geral
- Diretores de Turma
- Funcionários
- Alunos
- Recreios e outros Espaços da Escola
- Família
- Restante comunidade
- Programa de Desenvolvimento Narrativo
- Programa de Intervenção Para Promoção e Desenvolvimento de Competências
5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.