ConteúdoCurso de Coaching para Formadores e Educadores.
Duração: 40 horas
Categorias: Coaching, Desenvolvimento Pessoal, Educação, Formação Contínua
Resumo.
Esta formação em Coaching para formadores e educadores foi desenvolvida a pensar nas dificuldades que os professores e os seus alunos encontram no relacionamento do seu dia-a-dia.
O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento e de gestão do comportamento humano. Tem como objetivo levar o indivíduo ao estado desejado, através de mudanças e transformações sustentáveis com foco no aumento da performance e na melhoria de resultados.
É um processo de desenvolvimento de competências que recorre a conhecimentos e ferramentas de variadas áreas do conhecimento como a Psicologia, as Neurociências, a Gestão, a Programação Neurolinguística (PNL), a Gestão de Recursos Humanos, a Antropologia, Sociologia, entre outras.
Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. Entretanto, não será necessário instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
Objetivos.
Gerais:
– Desenvolver e aperfeiçoar as competências chave para a prática do Coaching e do autocoaching e integrar o desenvolvimento pessoal e a Programação Neurolinguística na prática do Coaching bem como experienciar técnicas de Coaching.
– Ajudar professores e educadores a abrir os horizontes profissionais, transformando crenças e preconceitos que os impedem de ter um relacionamento feliz e saudável com os alunos.
Específicos:
Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:
– Conhecer os modelos e ferramentas de intervenção em Coaching;
– Conhecer o processo de autoconhecimento e o processo de transformação pessoal;
– Conhecer os recursos internos que estavam esquecidos;
– Tornar conscientes os pontos fortes e potenciar a sua utilização na sua função enquanto professores;
– Desenvolver as suas capacidades de liderança, de comunicação e de interação com os seus alunos;
– Identificar pontos menos fortes e criar recursos para os melhorar e transformar em mais-valias;
– Desenvolver a motivação e o interesse quer pela sua profissão quer pelo seu papel no sistema educativo;
– Reenquadrar as suas dificuldades e a potenciar novas atitudes e comportamentos mais ajustados às necessidades em sala;
– Conhecer competências e técnicas de coaching que os habilite a fazer a mudança em sala;
– Desenvolver um maior interesse dos alunos para as disciplinas lecionadas;
– Promover a autodescoberta e o crescimento pessoal dos alunos;
– Contribuir para que os alunos cresçam pela experiência e autoconsciência tornando-se mais motivados, focados e responsáveis.
Programa.
1. O coaching
1.1 História e evolução do Coaching
1.2 Coaching e outras profissões de desenvolvimento pessoal
1.3 A atitude do Coach e o Autocoaching
1.4 Papel do Coach e do Coachee
1.5 Metodologia do Coaching
1.6 As diversas vertentes do coaching (Life Coaching, Executive Coaching, Career Coaching, Coaching de Equipas e Coaching Ontológico)
2. A Programação Neurolinguística
2.1 História e evolução da Programação Neurolinguística
2.2 Coaching e a Programação Neurolinguística
2.3 Modelo da Programação Neurolinguística
2.4 Abordagens da Programação Neurolinguística
2.5 Pressupostos da Programação Neurolinguística
2.6 Roda da Vida e Plano de Vida
2.7 Definição de Objetivos
2.8 Crenças e desconstrução de crenças
2.9 Hierarquia de valores e Alinhamento de Valores
2.10 Emoções e identificação de emoções
2.11 Transformação da História Pessoal
3. O coaching no sistema escolar
3.1 Qualidades de um Professor-Coach
3.2 Objetivos de um Professor-Coach
3.3 Crenças e Valores enquanto professor
3.4 Valorização de pequenos gestos diários
4. O coaching em sala
4.1 Como usar o Coaching na docência
4.2 Metodologia do Coaching em sala
4.3 Fases de intervenção num processo de coaching com os alunos
4.4 Análise do desempenho da turma
4.5 Rapport e Confiança
4.6 Escuta ativa e feedback positivo
4.7 Como criar perguntas poderosas
4.8 Ensinar a pensar melhor e diferente
4.9 Dinamizar a autoconsciência
4.10 Catalisar a reflexão e a autodescoberta
4.11 Motivar e acompanhar os alunos
4.12 Desenvolver Planos de Ação
Destinatários.
Todos os Professores e Formadores que queiram:
• Refletir sobre o seu papel de educador/professor;
• Criar alinhamento com as suas experiências no papel de educador/professor;
• Adquirir competências de Coaching para crescer enquanto profissional;
• Adquirir competências de Coaching para ajudar os seus alunos.
Avaliação.
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.
A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.
Como Funciona.
Disponibilidade:
A formação é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma.
Formador:
Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.
Metodologia:
As nossas formações estão disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.
Certificação:
A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.
Pré-Requisitos:
Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Recursos Tecnológicos:
Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.