Curso de Coaching para Formadores e Educadores

Solicite informação

Curso de Coaching para Formadores e Educadores

  • Conteúdo Curso de Coaching para Formadores e Educadores.

    Duração: 40 horas 

    Categorias: Coaching, Desenvolvimento Pessoal, Educação, Formação Contínua

    Resumo.

    Esta formação em Coaching para formadores e educadores foi desenvolvida a pensar nas dificuldades que os professores e os seus alunos encontram no relacionamento do seu dia-a-dia.

    O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento e de gestão do comportamento humano. Tem como objetivo levar o indivíduo ao estado desejado, através de mudanças e transformações sustentáveis com foco no aumento da performance e na melhoria de resultados.

    É um processo de desenvolvimento de competências que recorre a conhecimentos e ferramentas de variadas áreas do conhecimento como a Psicologia, as Neurociências, a Gestão, a Programação Neurolinguística (PNL), a Gestão de Recursos Humanos, a Antropologia, Sociologia, entre outras.

    Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. Entretanto, não será necessário instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.

    Objetivos.

    Gerais:

    – Desenvolver e aperfeiçoar as competências chave para a prática do Coaching e do autocoaching e integrar o desenvolvimento pessoal e a Programação Neurolinguística na prática do Coaching bem como experienciar técnicas de Coaching.

    – Ajudar professores e educadores a abrir os horizontes profissionais, transformando crenças e preconceitos que os impedem de ter um relacionamento feliz e saudável com os alunos.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:

    – Conhecer os modelos e ferramentas de intervenção em Coaching;

    – Conhecer o processo de autoconhecimento e o processo de transformação pessoal;

    – Conhecer os recursos internos que estavam esquecidos;

    – Tornar conscientes os pontos fortes e potenciar a sua utilização na sua função enquanto professores;

    – Desenvolver as suas capacidades de liderança, de comunicação e de interação com os seus alunos;

    – Identificar pontos menos fortes e criar recursos para os melhorar e transformar em mais-valias;

    – Desenvolver a motivação e o interesse quer pela sua profissão quer pelo seu papel no sistema educativo;

    – Reenquadrar as suas dificuldades e a potenciar novas atitudes e comportamentos mais ajustados às necessidades em sala;

    – Conhecer competências e técnicas de coaching que os habilite a fazer a mudança em sala;

    – Desenvolver um maior interesse dos alunos para as disciplinas lecionadas;

    – Promover a autodescoberta e o crescimento pessoal dos alunos;

    – Contribuir para que os alunos cresçam pela experiência e autoconsciência tornando-se mais motivados, focados e responsáveis.

    Programa.

    1. O coaching

    1.1 História e evolução do Coaching
    1.2 Coaching e outras profissões de desenvolvimento pessoal
    1.3 A atitude do Coach e o Autocoaching
    1.4 Papel do Coach e do Coachee
    1.5 Metodologia do Coaching
    1.6 As diversas vertentes do coaching (Life Coaching, Executive Coaching, Career Coaching, Coaching de Equipas e Coaching Ontológico)

    2. A Programação Neurolinguística

    2.1 História e evolução da Programação Neurolinguística
    2.2 Coaching e a Programação Neurolinguística
    2.3 Modelo da Programação Neurolinguística
    2.4 Abordagens da Programação Neurolinguística
    2.5 Pressupostos da Programação Neurolinguística
    2.6 Roda da Vida e Plano de Vida
    2.7 Definição de Objetivos
    2.8 Crenças e desconstrução de crenças
    2.9 Hierarquia de valores e Alinhamento de Valores
    2.10 Emoções e identificação de emoções
    2.11 Transformação da História Pessoal

    3. O coaching no sistema escolar

    3.1 Qualidades de um Professor-Coach
    3.2 Objetivos de um Professor-Coach
    3.3 Crenças e Valores enquanto professor
    3.4 Valorização de pequenos gestos diários

    4. O coaching em sala

    4.1 Como usar o Coaching na docência
    4.2 Metodologia do Coaching em sala
    4.3 Fases de intervenção num processo de coaching com os alunos
    4.4 Análise do desempenho da turma
    4.5 Rapport e Confiança
    4.6 Escuta ativa e feedback positivo
    4.7 Como criar perguntas poderosas
    4.8 Ensinar a pensar melhor e diferente
    4.9 Dinamizar a autoconsciência
    4.10 Catalisar a reflexão e a autodescoberta
    4.11 Motivar e acompanhar os alunos
    4.12 Desenvolver Planos de Ação

    Destinatários.

    Todos os Professores e Formadores que queiram:

    • Refletir sobre o seu papel de educador/professor;

    • Criar alinhamento com as suas experiências no papel de educador/professor;

    • Adquirir competências de Coaching para crescer enquanto profissional;

    • Adquirir competências de Coaching para ajudar os seus alunos.

    Avaliação.

    No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

    A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.

    A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

    Como Funciona.

    Disponibilidade:

    A formação é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma.

    Formador:

    Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.

    Metodologia:

    As nossas formações estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.

    Certificação:

    A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.

    Pré-Requisitos:

    Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

    Recursos Tecnológicos:

    Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.
Solicite informação

Outro curso relacionado com liderança

  • Curso Prático em Coaching e Liderança para a Gestão de Equipas

  • Centro: Instituto CRIAP
  • Solicite informação
  • Curso em Liderança

  • Centro: Instituto CRIAP
  • Solicite informação
  • Curso de Gerir e Animar Grupos de Formação

  • Centro: Logic Training - Instituto de Formação
  • Solicite informação
  • Curso de Relacionamento Interpessoal

  • Centro: Citeforma - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias
  • Solicite informação
  • Curso de Liderança e Gestão de Equipas

  • Centro: Citeforma - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias
  • Solicite informação
  • Curso de Coaching and Empowerment

  • Centro: Citeforma - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias
  • Solicite informação
  • Curso: Os Pontos Chave da Formação e Monitorização

  • Centro: People & Skills
  • Solicite informação