Categorias: Formação Contínua, Marketing e Publicidade
Resumo:
Atualmente, os investigadores em marketing reconhecem que o comportamento do consumidor é um processo progressivo e não apenas o que acontece quando o comprador paga e em troca recebe um bem ou serviço. É indispensável conhecer os consumidores.
Segundo Gade (1998, p.1), “o comportamento de consumo é definido como comportamento de procura, busca, compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades”.
“Mais do que nunca, compreender o consumidor é reconhecido como uma necessidade vital, não apenas para as empresas, mas para toda a organização que se assuma como orientada para o mercado” (DUBOIS, 1998, cit in VIEIRA, 2004, p. 39).
Objetivos:
Gerais:
– Compreender as variáveis e teorias no âmbito do comportamento do consumidor.
– Reconhecer os principais conceitos e processos que influenciam o consumo e compra.
Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Compreender as variáveis explicativas individuais de consumo.
– Compreender as variáveis sociológicas e psicossociológicas que influenciam o consumo.
– Analisar a influência da cultura no comportamento de consumo.
– Compreender o processo de processamento da informação, perceção e envolvimento dos consumidores.
– Explicar a teoria das escolhas individuais.
– Analisar o processo de decisão de compra.
– Compreender os fatores que influenciam a decisão de compra.
– Identificar os diferentes tipos de compra.
– Reconhecer os diferentes tipos de consumidores e influenciadores do processo de compra.
– Compreender a importância do risco em marketing.
– Analisar como se forma a perceção do risco.
– Reconhecer os diversos tipos de risco.
– Identificar as diversas teorias que deram origem aos estudos do comportamento do consumidor.
– Distinguir os diversos tipos de memória.
– Reconhecer os direitos atribuídos aos consumidores portugueses.
– Compreender a importância do consumo sustentável.
Programa:
1. Variáveis Explicativas
1.1 Variáveis explicativas individuais
1.2 Variáveis explicativas sociológicas e psicossociológicas
2. Análise do processo de tomada de decisão
2.1 Processamento da informação, perceção e envolvimento dos Consumidores
2.2 Teoria das escolhas individuais
2.3 O processo de decisão de compra
3. Intervenientes no processo de decisão de compra
3.1 Fatores que influenciam a decisão de compra
3.2 Comportamentos de compra e tipos de consumidores
4. Riscos ponderados
4.1 A perceção do risco
4.2 Tipos de riscos
5. Comportamento do Consumidor: evolução e atualidade
5.1 Evolução das teorias de comportamento do consumidor
5.2 O consumidor e a sociedade
Destinatários:
– Profissionais ligados à área de marketing, gestão de produto, comunicação, publicidade, entre outros, que pretendem ampliar e aprofundar os conhecimentos abrindo horizontes para mercados emergentes.
– Gestores de marcas, que procuram aumentar competências por forma a ascender a cargos de direção.
– Empreendedores e profissionais liberais que tencionam potenciar o seu negócio gerando valor e competitividade.
Avaliação:
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.
A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.
Como Funciona:
Disponibilidade:
A formação é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma.
Formador:
Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.
Metodologia:
As nossas formações estão disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.
Certificação:
A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.
Pré-Requisitos:
Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Recursos Tecnológicos:
Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.