VANTAGENS
No contexto empresarial actual, os recursos humanos surgem como um factor crucial para o desenvolvimento organizacional, bem como uma condição essencial para a vantagem competitiva das organizações.
Porém, o homem é cada vez mais exigente, preocupando-se consigo e com o seu bem-estar. Assim, tende cada vez mais a fazer pautar a sua acção na empresa por uma fidelidade e adesão a um projecto empresarial que, de uma forma ou de outra, preencha os seus objectivos pessoais e profissionais.
A realização pessoal e profissional implicará que o homem, na organização, se sinta um actor e não um mero figurante. Deste modo, a sua satisfação, motivação, adesão e produtividade impõe uma gestão voltada para a valorização dos recursos humanos.
PROGRAMA DO CURSO
1. Marketing Pessoal – 24h
1.1. A importância da imagem;
1.2. Postura e desenvolvimento corporal;
1.3. Comunicar eficazmente;
1.4. Relações interpessoais;
1.5. Técnicas de apresentação em público;
1.6. Protocolo social e empresarial;
2. Liderança – 5h
1.1. Estilos de liderança;
1.2. Liderança eficaz e contexto organizacional;
1.3. Como despertar as suas capacidades de líder;
3. Motivação – 5h
3.1. A importância da motivação dos recursos humanos;
3.2. Motivação e satisfação de necessidades;
3.3. Estratégias para motivar os colaboradores de uma empresa.
4. Comunicação empresarial – 5h
4.1. A importância da comunicação no seu da empresa;
4.2. Comunicação e cultura da empresa;
4.3. Fluxos de comunicação: ascendente, descendente, horizontal;
4.4. Marketing interno: comunicação para atrair, reter e desenvolver os clientes internos;
5. Gestão de Equipas – 5h
5.1. Características das equipas de sucesso;
5.2. Missão e objectivos da equipa;
5.3. Liderança e gestão de equipas;
5.4. Criatividade na equipa;
5.5. Processo de decisão em equipa;
5.6. Dinamização de reuniões de trabalho:
5.6.1 Condução eficaz de reuniões;
5.6.2 Participação e envolvimento dos participantes;
5.6.3 Moderação de uma reunião.
6. Gestão de conflitos – 5h
6.1. Identificação: natureza do conflito;
6.2. Diagnóstico: discussão de potenciais estratégias de resolução do conflito;
6.2.1. A negociação;
6.3. Acção: desenvolvimento e aplicação de uma estratégia negocial para a resolução do conflito.
7. Gestão da Mudança – 5h
7.1. A necessidade de mudança nas organizações;
7.2. Atitude de resistência à mudança;
7.3. Estratégias que permitem minimizar a resistência dos colaboradores.
Carga horária total do curso: 54 horas.