Curso de Comportamento Organizacional e Liderança

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Curso de Comportamento Organizacional e Liderança

  • Objectivos O presente curso visa desenvolver no formando competências que lhe permitam adoptar uma atitude de liderança eficaz, conduzindo à motivação dos seus potenciais colaboradores, num contexto de permanente inovação. O formando deverá ser capaz de: Possuir competências pessoais e que facilitem o desempenho profissional, através da aplicação de técnicas de marketing pessoal no desenvolvimento de um relacionamento eficaz com os outros, nomeadamente em apresentações, negociações empresariais e reuniões de negócio; Adoptar um estilo de liderança eficaz ao cada contexto organizacional; Aplicar estratégias de motivação de colaboradores; Aproveitar a comunicação interna de uma empresa no sentido de atrair, reter e desenvolver os colaboradores desta; Gerir eficazmente uma equipa de trabalho; Identificar e resolver conflitos organizacionais; Incrementar a mudança numa organização, envolvendo os seus colaboradores
  • Dirigido a O curso destina-se a profissionais que ocupam uma posição de chefia.
  • Titulação Curso de Comportamento Organizacional e Liderança
  • Conteúdo

    VANTAGENS

    No contexto empresarial actual, os recursos humanos surgem como um factor crucial para o desenvolvimento organizacional, bem como uma condição essencial para a vantagem competitiva das organizações.

    Porém, o homem é cada vez mais exigente, preocupando-se consigo e com o seu bem-estar. Assim, tende cada vez mais a fazer pautar a sua acção na empresa por uma fidelidade e adesão a um projecto empresarial que, de uma forma ou de outra, preencha os seus objectivos pessoais e profissionais.

    A realização pessoal e profissional implicará que o homem, na organização, se sinta um actor e não um mero figurante. Deste modo, a sua satisfação, motivação, adesão e produtividade impõe uma gestão voltada para a valorização dos recursos humanos.


    PROGRAMA DO CURSO

    1. Marketing Pessoal – 24h

     1.1. A importância da imagem;

     1.2. Postura e desenvolvimento corporal;

     1.3. Comunicar eficazmente;

     1.4. Relações interpessoais;

     1.5. Técnicas de apresentação em público;

     1.6. Protocolo social e empresarial;

    2. Liderança – 5h

     1.1. Estilos de liderança;

     1.2. Liderança eficaz e contexto organizacional;

     1.3. Como despertar as suas capacidades de líder;

    3. Motivação – 5h

     3.1. A importância da motivação dos recursos humanos;

     3.2. Motivação e satisfação de necessidades;

     3.3. Estratégias para motivar os colaboradores de uma empresa.

    4. Comunicação empresarial – 5h

     4.1. A importância da comunicação no seu da empresa;

     4.2. Comunicação e cultura da empresa;

     4.3. Fluxos de comunicação: ascendente, descendente, horizontal;

     4.4. Marketing interno: comunicação para atrair, reter e desenvolver os clientes internos;

    5. Gestão de Equipas – 5h

     5.1. Características das equipas de sucesso;

     5.2. Missão e objectivos da equipa;

     5.3. Liderança e gestão de equipas;

     5.4. Criatividade na equipa;

     5.5. Processo de decisão em equipa;

     5.6. Dinamização de reuniões de trabalho:

        5.6.1 Condução eficaz de reuniões;

        5.6.2 Participação e envolvimento dos participantes;

        5.6.3 Moderação de uma reunião.

    6. Gestão de conflitos – 5h

     6.1. Identificação: natureza do conflito;

     6.2. Diagnóstico: discussão de potenciais estratégias de resolução do conflito;

        6.2.1. A negociação;

     6.3. Acção: desenvolvimento e aplicação de uma estratégia negocial para a resolução do conflito.

    7. Gestão da Mudança – 5h

     7.1. A necessidade de mudança nas organizações;

     7.2. Atitude de resistência à mudança;

     7.3. Estratégias que permitem minimizar a resistência dos colaboradores.

    Carga horária total do curso: 54 horas.

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