O sucesso de uma empresa advém não só de um bom relacionamento interno, ou seja, da comunicação que os seus colaboradores estabelecem entre si, mas também do bom relacionamento que estabelece e mantém com os seus semelhantes, assente, como sabemos, no bom conhecimento e uso da língua materna. Assim, erros de ortografia, de concordância, textos mal estruturados e sem coerência de ideias podem ser barreiras à comunicação e comprometer não só o processo de comunicação como o desempenho profissional de todos os intervenientes e, por conseguinte, o sucesso do grupo.
Para que isso não aconteça, o presente curso de comunicação empresarial, num primeiro momento, investe no conhecimento da língua portuguesa (gramática e texto), para, num segundo momento, abordar técnicas de escrita para uma comunicação escrita interna e externa eficaz.
Por fim, e porque vivemos na era da informação e da comunicação à escala mundial e em rede, o presente curso não poderia deixar de abordar um novo tipo comunicação a que as empresas podem recorrer – o blogue, como forma de comunicação social, de estabelecer contactos e de prestar ou divulgar informações ao público em geral.
Objetivos:
Gerais:
Adquirir e aplicar conhecimentos linguísticos, técnicas e ferramentas fundamentais para conseguir uma comunicação bem-sucedida no meio empresarial.
Específicos:
Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:
Reconhecer erros básicos da utilização da língua portuguesa e saber corrigi-los;
Identificar diferentes tipos de discurso (escrito e oral, formal e informal);
Utilizar o raciocínio lógico para falar ou redigir com clareza e concisão;
Exercitar/ utilizar uma linguagem empresarial objetiva;
Identificar os principais tipos e reconhecer a importância da correspondência interna e externa de uma empresa;
Conhecer as características em termos de formatação e estilo linguístico da principal comunicação empresarial escrita;
Utilizar as ferramentas da Web 2.0 para a comunicação social da empresa.
Conteúdos Programáticos:
Comunicação (introdução)
Comunicação
Comunicação verbal (oral e escrita) e não-verbal
Elementos do processo comunicativo
Barreiras à comunicação
Língua portuguesa
o registo formal versus o registo informal;
o discurso oral versus o discurso escrito;
alguns erros mais frequentes;
a semântica e a sintaxe;
a coesão e a coerência.
A comunicação escrita
A correspondência comercial – regras gerais de comunicação:
o uso das abreviaturas e das siglas;
a escrita de números e de datas;
as fórmulas de endereçamento – níveis/registos de língua;
Produção individual e/ou coletiva de exemplos de comunicação escrita explorados: a planificação, redação e revisão de textos.
Metodologia:
A formação encontra-se dividida por Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição o ter de terminar o curso até ao último dia de formação;
O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
Destinatários:
Técnicos e assistentes administrativos, profissionais da área da comunicação e do atendimento ao cliente, estudantes e público em geral se interessem pela língua portuguesa e o seu correto uso escrito ou falado.
Pré-Requisitos:
Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Avaliação:
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos pelo cronograma do curso.
A avaliação depende dos seguintes itens:
avaliação obtida nos testes;
classificação obtida nos desafios.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.
Recursos Tecnológicos:
Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.
Para aceder à plataforma é preciso ter o nome de utilizador e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição e respetivo pagamento.
Toda a nossa oferta formativa é certificada pela DGERT.
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