Saber afirmar-se e criar empatia nas relações interpessoais é uma das competências chave para o sucesso profissional. Este curso de Assertividade permite-lhe afirmar-se em todos os contextos e desenvolver os seus recursos pessoais para lidar com situações geradas pela adoção de atitudes de comunicação ineficazes.
Conteúdo Programático
Analisar os comportamentos na comunicação interpessoal e as suas consequências na vida pessoal e profissional
- Finalidade e condições de sucesso no processo de comunicação.
- Fatores dificultadores da escuta empática.
- Diagnóstico das suas atitudes de comunicação habituais.
- Análise dos benefícios e constrangimentos consequentes.
Saber escutar os seus interlocutores
- Escutar é diferente de ouvir.
- Quem e quando escutar.
- Treino na utilização das técnicas de escuta ativa.
Desenvolver uma postura assertiva em todos os relacionamentos interpessoais
- As situações em que a assertividade é necessária:
- Autocontrolo emocional;
- Mensagem 3Cs e linguagem positiva;
- Respeitar e fazer-se respeitar – os direitos assertivos.
Fortalecer a sua assertividade nas situações potenciadoras de conflito
- Dizer “não” de forma construtiva.
- Formular pedidos.
- Dar e receber feedback.
- Lidar com a crítica.
Estimular nos outros a utilização das técnicas de comunicação assertiva
- Lidar com os comportamentos de comunicação ineficazes dos seus interlocutores.
- Potenciar a colaboração interpessoal e a cooperação nas equipas.
- Tomar decisões e comunicá-las, argumentando de forma persuasiva e construtiva