Curso de Diferentes Ferramentas de Intervenção no Trauma Psicológico

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Curso de Diferentes Ferramentas de Intervenção no Trauma Psicológico

  • Conteúdo Primeiros Socorros Psicológicos

    - Crises e reações de stress comuns

    - Reações e situações complexas

    - Primeiros Socorros Psicológicos: PSP

    - Descrição dos PSP: modelo, objetivo e ações-chave (Brymer et al., 2006)

    - Um modelo simples: International federation of the Re ross and Red Crescent Societies: IFRC

    - Evidência empírica

    - a) PSP: passo a passo, Modelo Brymer et al. (2006)

    - . Modelo Brymer et al. (2006)

    - . Contacto e envolvimento

    - . Segurança e conforto

    - . Estabilização (se necessário)

    - . Recolha de informação: necessidades e preocupações atuais

    - . Assistência prática

    - . Ligação com o suporte social

    - . Informação sobre coping

    - . Articulação com outros serviços

    - b) PSP: passo a passo

    - . Modelo IFRC

    - . Olhar

    - . Escutar

    - . Ligar

    - c) Aplicação PSP

    - . Exercícios e análise de casos;

    Competências para a Recuperação Psicológica (CRP)

    - Entre os primeiros socorros psicológicos e a terapia

    - Descrição das CRP (objetivo e competências)

    - Considerações para o uso das CRP (ex., preparação, relação de ajuda, expetativas, importância de uma perspetiva desenvolvimental, sensibilidade cultural, aspetos práticos)

    - Evidência empírica

    - a) CRP: passo a passo

    - . Competências essenciais

    - . Recolha de informação e priorização

    - . Resolução de problemas

    - . Atividades positivas

    - . Gestão das reações

    - . Pensamentos úteis

    - . Ligações sociais saudáveis

    - b) Aplicação CRP

    - . Exercícios e análise de casos;

    Terapia de Processamento Cognitivo (TPC)

    - Descrição da TPC (teoria, objetivo e componentes)

    - Evidência empírica

    - a) TPC: passo a passo

    - . Visão geral do tratamento

    - . Identificar pontos de bloqueio (stuck points)

    - . Processar o index de evento

    - . Aprender a desafiar padrões problemáticos de pensamento e crenças

    - . Temas traumáticos: segurança, confiança e poder/controlo, estima e intimidade

    - b) Aplicação TPC

    - . Exercícios e análise de casos;

    Terapia de Exposição Prolongada (TEP)

    - Descrição da TEP (teoria, objetivo e componentes)

    - Evidência empírica

    - a) TEP: passo a passo

    - . Visão geral do tratamento

    - . Retreinamento da respiração

    - . Discussão das reações comuns ao trauma

    - . SUDS (Subjective Units of Distress Scale)

    - . Hierarquia in vivo

    - . Exposição in vivo

    - . Exposição imaginal (incluindo hot spots)

    - . Processamento

    - . Prevenção de recaída

    - b) Aplicação TEP

    - . Exercícios e análise de casos;

    Terapia de Exposição Escrita (TEE)

    - Descrição da TEE (teoria, objetivo e componentes)

    - Evidência empírica

    - a) TEE: passo a passo

    - . Introdução ao tratamento

    - . Instruções gerais para as sessões de escrita

    - . Instruções de escrita e conclusão específicas para cada sessão

    - b) Aplicação TEE

    - . Exercícios e análise de casos;

    Terapia de Exposição Narrativa (TEN)

    - Descrição da TEN (teoria, objetivo e componentes)

    - Evidência empírica

    - a) TEN: passo a passo

    - . Diagnóstico e educação

    - . Linha da vida

    - . Início da narração a partir do nascimento e continuação até ao primeiro acontecimento traumático

    - . Releitura da narrativa obtida nas sessões anteriores e continuação da narração de eventos traumáticos e de vida subsequentes

    - . Releitura e assinatura do documento de testemunho completo

    - b) Aplicação TEN

    - . Exercícios e análise de casos;

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