Habilitações superiores nas áreas das Ciências Sociais e Humanas e nas áreas da Gestão. Finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização nas áreas indicadas. Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais.
2. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à gestão de centros e serviços sociais. Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção ao nível da gestão estratégica e planeamento das instituições de âmbito social e solidariedade social.
3. Objetivos Específicos
- Demonstrar competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais;
- Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social;
- Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais;
- Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais;
- Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos;
- Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança;
- Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade;
- Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do curso
4.Plano Curricular
Módulo 1 - O terceiro setor e os desafios da inclusão social (16 horas)
Terceiro Setor – um conceito e uma problemática
A Emergência das iniciativas e experiências revolucionárias no século XIX
A Institucionalização das organizações em ramos jurídicos distintos, na viragem para o século XX
O período de sinergia entre Estado e Mercado e a instrumentalização das organizações
A renovação das organizações do Terceiro Setor nos últimos 30 anos e a configuração heterogénea e difusa na viragem para o século XXI
Características e Desafios do Terceiro Setor
A Economia social e solidária
O setor das organizações não lucrativas ou voluntárias
Considerações sobre a Inclusão Social
Módulo 2 - Programas nacionais e comunitários de apoio a nível social (20 horas)
O Desenvolvimento Local como nova abordagem estratégica para o Crescimento, Competitividade e Emprego
A Evolução do debate nacional nas suas componentes política, económica e social
Competências institucionais de intervenção: União Europeia, Estados Membros, Regiões e Autarquias, Empresas e Associações
Características dominantes das iniciativas/programas
O papel do CES
Módulo 3 - Gestão de recursos humanos (20 horas)
Gestão de Recursos Humanos
Passado e presente da Gestão de Recursos Humanos
Caracterização dos Recursos Humanos
Módulo 4 - Implementação de sistemas integrados de higiene, saúde e segurança no trabalho (22 horas)
Os riscos que rodeiam o posto de trabalho
Riscos físicos
Riscos químicos
Riscos biológicos
Os riscos ergonómicos
Avaliação de riscos
Elementos chave de uma avaliação de riscos
Registar a Avaliação
Métodos de Avaliações de Risco
Acidente de Trabalho
Doença profissional
Prevenção das doenças profissionais
Módulo 5 - Gestão da qualidade (24 horas)
Introdução à qualidade
Objetivos e princípios básicos da qualidade
Eficiência/ Eficácia na resposta às necessidades do cliente. Satisfação das pessoas na organização
Os custos da não qualidade
A implementação da Qualidade - Sistemas de Qualidade. Manual da Qualidade e documentação de apoio
Motivação para a qualidade
A melhoria contínua
Formação e informação
Educação contínua e desenvolvimento da qualidade
Clarificar o papel dos colaboradores sobre:
Procedimentos
Reclamações/sugestões
Impressos
Satisfação do cliente
O papel do profissional na avaliação da qualidade e melhoria contínua
Monitorização/ medição dos processos
Monitorização/ medição da qualidade do produto/ serviço
Melhoria contínua: Ações corretivas e preventivas, controlo/ auditoria interna
Módulo 6 - Gestão empresarial (24 horas)
Características do Grupo Humano \"Organização\"
Algumas abordagens sociológicas das Organizações
Modelos tradicionais de Gestão
A Administração Científica
Novos Modelos de Gestão
Modelo Japonês
Modelo Just-in-Time / Toyota
Modelo de Administração Participativa
Modelo de Administração Empreendedora
Modelo de Administração Holística
Modelos Emergentes
Empresa virtual
Modelo Quântico
Módulo 7 - Marketing (22 horas)
Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença
Definição de Publicidade
Definição de Marketing
Criar uma imagem corporativa
Equidade da marca
Os benefícios de uma marca
Criação de uma campanha de Publicidade
Retargeting
O que é o Retargeting
Potencial no Retargeting
Criação de um Logo
O que atrai os clientes
O poder do logo marca
Características de uma estratégia de Branding sólida
Responsabilidade
Coerência
Personalidade da logo marca
Marketing: A diferença entre comprar e vender
Marketing estratégico
O marketing de produtos vs a gestão de produtos
Gestão do Produto
Marketing do Produto
Porque é o planeamento de marketing essencial
Dicas para traçar um plano de marketing
Implementar o plano de marketing
Marketing Mix
O que é marketing mix
Os quatro principais domínios do marketing mix
Os quatro C’s no marketing mix
Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro
Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa
Marketing Social
Os 8 Componentes essenciais do social marketing
Web Marketing
Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida
Tendências do Marketing na Internet
Marketing Político
Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet
Digital Marketing
Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens
Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação)
Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital
O que fazer se a sua campanha de marketing falhar
Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa
Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro
Software de email marketing para envio das campanhas de email
Como enviar o email marketing
Como definir o orçamento de Publicidade
Importância da Comunicação nos Negócios
Comunicação em Marketing
Trade Marketing
Métodos de Trade Marketing
O Trade Marketing permite realizar as seguintes tarefas
Módulo 8 - Direitos de cidadania, políticas e legislação social (16 hora)
Direitos Humanos, Igualdade e Cidadania
Importância e dimensões da cidadania
Políticas Sociais
Respostas sociais, Apoios sociais e Programas
Legislação Social
Evolução do sistema de Segurança Social
Lei de Bases da Segurança Social
Legislação social (relevante) recente
Módulo 9 - Direito do Trabalho e das empresas (16 horas)
Introdução
O Direito e a atividade empresarial
Os diversos ramos do Direito com implicações nas empresas
O Direito do Trabalho para Empresas
Direito do trabalho
Conceito e fontes
O Contrato de Trabalho
Noção e elementos essenciais
A retribuição
Os sujeitos
Forma
Período experimental
Contrato de trabalho a termo
O Tempo de Trabalho
Tempo de trabalho e período normal de trabalho
Períodos de descanso
Os Feriados, as Férias e as Faltas
Regime dos feriados
Regime das férias
Noção, tipos e efeitos das faltas
Cessação do Contrato de Trabalho
Caducidade
Revogação
Denúncia durante o período experimental
Despedimento com justa causa “subjetiva”
Despedimento coletivo
Despedimento por extinção do posto de trabalho
Despedimento por inadaptação do trabalhador
Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho
Módulo 10 - Projeto Final (80 horas)
• Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão de Centros e Serviços Sociais, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação Profissional
5. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.