Responder a necessidades de formação de carácter específico na área dos Estudos Literários, para profissionais ou futuros profissionais de diversas áreas que procuram formação complementar específica ou actualização de competências.
Desenvolver e aprofundar competências específicas, com incidência no âmbito lato da cultura humanística, nomeadamente no que respeita às línguas, literaturas e culturas modernas, privilegiando a incidência nas literaturas de língua portuguesa.
Dotar os licenciados de instrumentos fundamentais de reflexão e análise que lhes permitam, no domínio particular da sua área de estudos, pesquisar e seleccionar informação e promover o exercício esclarecido do seu sentido crítico, num percurso que terá, necessariamente, um alto grau de autonomia.
Desenvolver a capacidade de integrar conhecimentos, desenvolver soluções e emitir juízos, mesmo em situações de informação limitada ou incompleta.
Possibilitar aos formandos o acesso a formação de nível superior, de acordo com os diversos domínios de investigação e especialização.
Desenvolver a capacidade de os formandos comunicarem de forma clara e sem ambiguidades, quer a especialistas quer a não especialistas, as conclusões, teses e argumentos que resultem da investigação realizada.