Plano de Estudos
Matemática - Esta unidade pretende dotar os formandos dos instrumentos teóricos e de cálculo necessários para as matérias abordadas nas outras unidades curriculares do curso.
Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico dedutivo e de formalização de problemas, tendo em vista o recurso à teoria matemática para a sua solução.
Inglês - Desenvolver os conhecimentos de inglês aplicando-os ao contexto sócio profissional dos formandos.
Técnicas de Expressão Oral e Escrita - Desenvolver os conhecimentos de expressão oral e escrita aplicando-os ao contexto sócio profissional dos formandos.
Técnicas de programação - Familiarização com principais componentes e periféricos de um computador pessoal. Execução de documentos electrónicos.
Compreensão e prática de utilização de uma linguagem de programação.
Electrónica Industrial - Reconhecer os principais componentes eléctricos, electrónicos.
Utilizar eficientemente instrumentação de medida, tanto em ambiente laboratorial como industrial.
Ser capaz de analisar circuitos em corrente contínua e corrente alternada.
Possuir as bases teóricas necessárias à compreensão do funcionamento dos principais dispositivos semicondutores discretos e integrados.
Reconhecer os blocos funcionais típicos existentes em equipamentos electrónicos para aplicação industrial.
Ler e interpretar diagramas esquemáticos electrónicos e folhas de catálogos de componentes.
Compreender e programar microcontroladores.
Máquinas Eléctricas - Compreensão dos fundamentos das máquinas eléctricas convencionais, nomeadamente princípios de funcionamento de motores eléctricos e controladores de velocidade.
Desenvolvimento de esquemas eléctricos e prática de execução de quadros eléctricos no âmbito de equipamentos de automação industrial.
Pneutrónica - Conhecimento da constituição e funcionamento de equipamentos pneumáticos e hidráulicos. Interpretação e desenvolvimento de esquemas pneumáticos e hidráulicos.
Instalação e manutenção de sistemas pneumáticos e hidráulicos.
Automacao - Pretende-se dotar os formandos dos conhecimentos necessários ao projecto, instalação e manutenção de sistemas de produção controlados por autómatos programáveis.
Controlo Industrial - Pretende-se familiarizar os formandos com as principais técnicas de instrumentação industrial usadas em processos contínuos e com os sistemas de controlo associados.
Introdução ao CIM - Pretende-se dotar os formandos dos conhecimentos necessários à integração e coordenação da produção, recorrendo a aplicações informáticas de supervisão e controlo. Para isso os formandos deverão saber desenvolver aplicações em computadores e recursos fabris que utilizem redes de comunicação de dados e acedam a bases de dados