Referencial de competências
Competências técnicas que permitem ao formando:
* conceber, implementar e melhorar sistemas de Gestão da Qualidade;
* implementar Sistemas de Gestão da Qualidade de ambiente e de higiene e segurança;
* aplicar procedimentos e normas da Qualidade, em função dos objectivos previamente definidos para a área da Qualidade;
* organizar o Manual da Qualidade da empresa, Procedimentos e Instruções de Trabalho;
* interpretar normas, regulamentos técnicos e procedimentos da Qualidade;
* calcular custos relativos à área da Qualidade, de acordo com a estratégia previamente definida;
* verificar continuamente a aplicação dos procedimentos da Qualidade em função do Manual da Qualidade da empresa, tendo em conta a redução dos custos das não conformidades.
Competências sociais e relacionais, que permitem ao formando:
* gerir de forma autónoma a permanente actualização sobre novos processos e ferramentas de gestão e controlo da Qualidade;
* agir em conformidade com e fazer cumprir normas de higiene, segurança e procedimentos descritos no Manual da Qualidade;
* sensibilizar e transmitir “saberes”/”saber-fazeres” e comportamentos adequados à situação de trabalho e aos objectivos da empresa;
* reconhecer a importância de manter uma atitude de abertura à mudança e ter capacidade de se adaptar a evoluções tecnológicas e novos métodos de trabalho;
* tomar decisões autonomamente;
* negociar com interlocutores internos e externos à empresa;
* participar nos processos com espírito de iniciativa e sentido de responsabilidade.
Os formandos adquirem:
* conhecimentos profundos de legislação e normas da Qualidade;
* conhecimentos profundos de métodos e técnicas de Gestão da Qualidade;
* conhecimentos profundos de tecnologia de controlo da Qualidade;
* conhecimentos fundamentais de análise e controlo de custos;
* conhecimentos de metrologia;
* conhecimentos de inglês para fins específicos.