Curso de Especialização Técnica em Sistemas de Informação Geográfica
Practicas* Empresas de telecomunicações. * Empresas de construção civil. * Empresas de topografia e cartografia. * Empresas de consultoria ligadas aos transportes, planeamento, ordenamento do território e estudos de impacte ambiental. * Empresas de transportes e/ou ligadas à distribuição. * Empresas de consultoria na área do geomarketing. * Organismos públicos da administração local e central. * Outras empresas e/ou instituições que usem Informação Geográfica (ex. actividades bancárias e seguros, grupos de distribuição e venda a retalho, empresas de serviços imobiliários, etc.).
Dirigido aPodem candidatar-se a este CET todos aqueles que:
*Obtiveram aprovação a todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído.
*Sejam detentores de um curso de ensino secundário ou de uma habilitação legalmente equivalente.
*Sejam detentores de uma qualificação profissional de nível 3.
*Pretendam a sua requalificação profissional e sejam detentores de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior.
*Todos aqueles com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência profissional, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso neste CET.
TitulaçãoCET - Sistemas de Informação Geográfica
ConteúdoApresentação
Actualmente, a Informação Geográfica é um recurso indispensável para grande parte das actividades laborais, não só no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, como em tantas outras, tendo um papel indiscutível no apoio à tomada de decisões.
Em Portugal existem diversas entidades produtoras de Informação Geográfica, e outras tantas que a utilizam para prestar serviços de consultoria em vários projectos. Os empregadores dos Técnicos de Sistemas de Informação Geográfica são, para além da administração central e local, empresas de telecomunicações, de construção civil, de topografia, de cartografia, de planeamento e ordenamento do território, de ambiente, de transportes, etc. Contudo, surgem novas áreas e aumenta a procura por técnicos especializados em Sistemas de Informação Geográfica. Destaque para o Geomarketing, que é usado por um enorme universo de empresas que quer captar e conhecer melhor os actuais e/ou potenciais clientes.
Não havendo, ainda, qualquer tipo de oferta consolidada ao nível da especialização tecnológica em Sistemas de Informação Geográfica, considera-se ser esta uma boa oportunidade para oferecer a potenciais interessados e candidatos uma formação de qualidade numa área de trabalho em crescimento e com inúmeras oportunidades.