Curso de Especialização Tecnológica em Técnico Especialista de Contabilidade
Dirigido aA quem se destinam:
Podem apresentar candidatura aos Cursos de Especialização Tecnológica da UAlg:
- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Aqueles que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
- Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
- Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3.
Podem também candidatar-se indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, a instituição reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
TitulaçãoCET em em Técnico Especialista de Contabilidade
ConteúdoCurso de Especialização Tecnológica em Técnico Especialista de Contabilidade
Ao nível da formação graduada, a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo tem vindo a formar bacharéis e licenciados habilitados para o exercício da actividade de técnicos oficiais de contabilidade (TOC), reconhecidos pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC). No entanto, constata-se a lacuna ao nível do técnico especializado não graduado, o qual terá como funções assessorar e garantir ao TOC a qualidade e rigor nas tarefas de planificação, organização, implementação e execução da contabilidade de gestão.
O Técnico Especialista de Contabilidade ficará habilitado com as seguintes competências:
- Planificar e organizar a implementação e execução da contabilidade;
- Coordenar a recolha de dados necessários à elaboração de relatórios periódicos da situação económica e financeira das empresas, orçamentos, planos de acção e inventários;
- Organizar a documentação comercial e fiscal de uso corrente;
- Gerir as actividades no âmbito da Administração Fiscal;
- Coordenar as tarefas de classificação e registo dos documentos contabilísticos, em função do seu conteúdo;
- Colaborar no desenvolvimento e na utilização de aplicações informáticas específicas; - Participar nas actividades relacionadas com os diversos componentes do processo de gestão, nomeadamente no estabelecimento de objectivos, estratégias, estruturas e controlos organizacionais.