Curso de Estudos de Mercado

Solicite informação

Curso de Estudos de Mercado

  • Conteúdo Curso de Estudos de Mercado.
     
    Carga Horária: 24 horas

    Categorias: Formação Contínua, Marketing e Publicidade

    Resumo:

    Uma parte essencial do marketing são os estudos de mercado, que avaliam o comportamento e preferências dos consumidores de um determinado segmento. Este conhecimento permite agir em consonância com os resultados obtidos e avaliar o impacto das ações a tomar numa organização. Decidir estrategicamente com base na análise de mercado permite antecipar padrões de comportamento, tendências de mercado, compreender o público-alvo e facilita a integração de novos produtos/serviços no mercado.

    Todas as organizações ambicionam o sucesso de um produto ou serviço, desejam que os seus clientes estejam satisfeitos com o que lhes é oferecido e que se tornem fiéis às marcas.

    Este curso pretende preparar profissionais nas mais diversas áreas a definirem objetivos e traçar estratégias para a realização de estudos de mercado.

    Objetivos:

    Gerais:

    Dotar os participantes de conhecimentos de ferramentas e técnicas de estudos de mercado.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
    – Entender a finalidade dos estudos de mercado
    – Conhecer e identificar várias tipologias de estudos de mercado
    – Definir estratégias para realização de estudos de mercado
    – Realizar um estudo de mercado
    – Identificar ferramentas para avaliação de resultados

    Programa:

    1. Noção de Mercado

    1.1 Mercado

    2. Estudos de Mercado

    2.1 Definição de estudo de mercado
    2.2 Natureza e âmbito de um estudo de mercado
    2.3 Fontes de informação de mercado
    2.4 Principais fontes de informação sobre consumidores

    3. Tipologia de estudos de mercado

    3.1 Pesquisa interna e externa
    3.2 Evolução histórica dos estudos de mercado
    3.3 Tipos de estudos de mercado

    4. Planeamento de um estudo de mercado

    4.1 Definição de objetivos
    4.2 Escolha do tipo de estudo
    4.3 Escolha da metodologia
    4.4 Tipos de Inquéritos

    5. Execução de um estudo de mercado

    5.1 Intervenientes na realização do estudo
    5.2 Recolha e tratamento de dados
    5.3 Avaliação dos resultados

    Destinatários:

    – Profissionais ligados à área de marketing, gestão de produto, comunicação, publicidade, entre outros, que pretendem ampliar e aprofundar os conhecimentos, abrindo horizontes para mercados emergentes.
    – Empreendedores e profissionais liberais que tencionam potenciar o seu negócio, gerando valor e competitividade.

    Avaliação:

    No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

    A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.

    A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

    Como Funciona:

    Disponibilidade:

    A formação é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma.

    Formador:

    Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.

    Metodologia:

    As nossas formações estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.

    Certificação:

    A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.

    Pré-Requisitos:

    Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

    Recursos Tecnológicos:

    Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.
Solicite informação

Outro curso relacionado com investigação de mercados

  • Curso de Estratégia de Mercado - Criação e Desenvolvimento

  • Centro: Instituto CRIAP
  • Solicite informação
  • Mestrado em Mercados da Arte

  • Centro: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Solicite informação
  • Mestrado em Marketing Estratégico

  • Centro: ISCEM - Instituto Superior de Comunicação Empresarial
  • Solicite informação
  • Curso de Técnicas de Vendas Avançadas

  • Centro: Logic Training - Instituto de Formação
  • Solicite informação
  • Curso de Internet e E-business

  • Centro: Logic Training - Instituto de Formação
  • Solicite informação
  • Curso de Marketing para web

  • Centro: Logic Training - Instituto de Formação
  • Solicite informação
  • Curso - Desenvolver Competências de Negociação

  • Centro: Associação Comercial de Lisboa
  • Solicite informação