1.1. Conceito
1.2. Enquadramento
1.3. Motivações e benefícios dos códigos de ética
2. Criação de um código de ética – a fase do planeamento
2.1. Compromisso da Gestão de topo
2.2. Comunicação interna
2.3. Definição (ou revisão) da visão, missão e valores da organização
2.4. Identificação e auscultação das partes interessadas
2.5. Identificação de dilemas e situações problema
3. Criação de um código de ética – a fase da elaboração
3.1. Definição do âmbito
3.2. Relação com a visão, missão e valores
3.3. Definição dos compromissos e atitudes
3.4. Resolução de dilemas e situações-problema
3.5. Criação de um mecanismo de recepção de preocupações/situações-problema/ denúncias
4. Criação de um código de ética – a fase da implementação
4.1. Comunicação interna
4.2. Sensibilização e formação
4.3. Aceitação do Código de Ética
4.4. Comunicação externa
5. Monitorização, verificação da eficácia e melhoria contínua
5.1. Definição de indicadores e metas para o desempenho ético nas organizações
5.2. Definição de sistemas de auditoria e controlo
5.3. Recolha, registo e tratamento de preocupações/situações-problema/denúncias
5.4. Revisão pela gestão
5.5. Divulgação do desempenho ético a nível interno e externo
6. Metodologia da NP 4460-1:2007 Ética nas Organizações. Parte 1: Linhas de orientação para o processo de elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações.