ObjectivosCom o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e informação, a própria formação adopta novas estratégias de aprendizagem, que passam, consequentemente, pelo ensino a distância.
Efectivamente, esta nova modalidade de formação permite:
a eliminação das dependências temporais e espaciais (o formando estuda quando quer e onde quer);
a disponibilização de novas formas de aprendizagem, utilizando o potencial que nos facultam as novas tecnologias;
a diversidade cultural, como factor de enriquecimento;
a troca/partilha de informações e experiências a todos os níveis;
o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, devido à quantidade e diversidade de informação que é preciso seleccionar e tratar.
O presente curso permite dotar os participantes de competências que lhes permitam conceber e produzir materiais adequados e facilitadores de uma aprendizagem autónoma, associada à formação a distância, baseada em estratégias pessoais através das quais melhor se alcançam os objectivos visados.
Dirigido aO curso destina-se a formadores, técnicos de formadores e outros agentes de formação que pretendam actualizar e melhorar as suas competências pedagógicas no exercício da sua actividade profissional.
TitulaçãoCurso de Formação a Distância
ConteúdoPROGRAMA DO CURSO
1. Estratégias de Aprendizagem na Formação a Distância – 12h
1.1. Autonomia e Aprendizagem:
.O conceito de Autonomia;
.Capacidades para a Autonomia;
.Estilos de Aprendizagem;
.Estratégias de Aprendizagem.
1.2. A Formação a Distância:
.Conceito de Formação a Distância;
.Tipos de Formação a Distância;
.O Acompanhamento da Aprendizagem.
1.3. Concepção e Produção de Materiais Pedagógicos:
.Preparação de Novos Materiais e/ou Adaptação de Materiais Existentes;
.Planeamento e Implementação de Aplicações Experimentais;
.Desenvolvimento de Mecanismos de Feedback para Avaliação.
2. Planear e Produzir um Módulo de Formação de para Aprendizagem Autónoma – 12h
2.1. Planeamento do Módulo:
.A Linguagem Interactiva;
.O Assunto;
.Desenho Prospectivo do Perfil dos Formandos;
.Apresentação da Informação;
.Selecção dos Media;
.Extensão E Tempo de Estudo do Módulo;
.Estilo e Nível de Vocabulário;
.Definição de Objectivos e Estruturação do Módulo;
.Layout dos Materiais e Motivação.
2.2. Prática da Linguagem Interactiva
.O Estilo Informal e as Estratégias de Escrita;
.Questões para Auto-Avaliação;
.Simbologia;
.Utilização da Informação;
.Tarefas Baseadas na Actividade Profissional;
.Tarefa Final;
.Notas para Formador / Tutor;
.Auto-Avaliação;
.Recomendação de Bibliografia;
.Sugestões para Progressão da Aprendizagem
.Redacção da Introdução
3. Projecto Prático de Elaboração de um Módulo para Aprendizagem Autónoma – 12h
3.1. Planeamento e elaboração do Projecto Prático de Elaboração de um Módulo dirigido para a Formação a Distância.