INSCRIÇÕES ABERTAS
1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
Em qualquer parte em formato e-Learning
2. DESTINATÁRIOS
Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com a educação inclusiva ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
3. OBJETIVO GERAL
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.
Este curso surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;
- Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.
4. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Educação inclusiva (enquadramento legal) (20 horas)
- Análise do Decreto-Lei nº54/2018 de 6 de julho
- Análise do Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
- Decreto-Lei nº3/2008 VS Decreto-Lei nº54/2018 – o que mudou?
Módulo 2: Objetivos da educação inclusiva (32 horas)
- Ideias-chave da Educação Inclusiva
- Princípios orientadores
- Necessidades Educativas Especiais (NEE) VS Educação Inclusiva
- Modelo psicoeducativo e multidisciplinar
- Conceito de Educação Especial e Educação Inclusiva
- Educação Especial VS Educação Inclusiva
- Promoção da Igualdade de Oportunidades e o Direito à Diferença
Módulo 3: Público-alvo da educação inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (30 horas)
- Novas tendências na Educação Inclusiva - modelos teóricos de enquadramento
- Princípios, Visão e Valores
- Áreas de Competência
- Práticas pedagógicas e didáticas (Professores)
Módulo 4: Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (8 horas)
- Conceito de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
- Constituição de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (elementos permanentes e variáveis)
- Competências de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
Módulo 5: Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas)
- Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno
- Acomodações curriculares
- Adaptações curriculares não significativas
- Adaptações curriculares significativas
- Acesso ao currículo e flexibilidade curricular
- Abordagem multinível em educação
- Desenho universal para a aprendizagem (DUA)
- Como é realizado o processo da Identificação da necessidade de medidas?
Módulo 6: Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas)
- Declaração de Salamanca
- Participação dos pais ou encarregados de educação – o que refere a legislação (Decreto-lei nº54/2018)?
- Participação dos pais ou encarregados de educação – direitos e deveres
- Reflexão sobre envolvimento dos pais na escola
5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.