Formação Avançada em Educação Inclusiva

Solicite informação

Formação Avançada em Educação Inclusiva

  • Conteúdo

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS

    Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com a educação inclusiva ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

    3. OBJETIVO GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.

    Este curso surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;

    - Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.

    4. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Educação inclusiva (enquadramento legal) (20 horas)

    • Análise do Decreto-Lei nº54/2018 de 6 de julho
    • Análise do Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
    • Decreto-Lei nº3/2008 VS Decreto-Lei nº54/2018 – o que mudou?

    Módulo 2: Objetivos da educação inclusiva (32 horas)

    • Ideias-chave da Educação Inclusiva
    • Princípios orientadores
    • Necessidades Educativas Especiais (NEE) VS Educação Inclusiva
    • Modelo psicoeducativo e multidisciplinar
    • Conceito de Educação Especial e Educação Inclusiva
    • Educação Especial VS Educação Inclusiva
    • Promoção da Igualdade de Oportunidades e o Direito à Diferença

    Módulo 3: Público-alvo da educação inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (30 horas)

    • Novas tendências na Educação Inclusiva - modelos teóricos de enquadramento
    • Princípios, Visão e Valores
    • Áreas de Competência
    • Práticas pedagógicas e didáticas (Professores)

    Módulo 4: Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (8 horas)

    • Conceito de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
    • Constituição de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (elementos permanentes e variáveis)
    • Competências de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva

    Módulo 5: Processo de identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão (20 horas)

    • Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno
    • Acomodações curriculares
    • Adaptações curriculares não significativas
    • Adaptações curriculares significativas
    • Acesso ao currículo e flexibilidade curricular
    • Abordagem multinível em educação
    • Desenho universal para a aprendizagem (DUA)
    • Como é realizado o processo da Identificação da necessidade de medidas?

    Módulo 6: Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres (10 horas)

    • Declaração de Salamanca
    • Participação dos pais ou encarregados de educação – o que refere a legislação (Decreto-lei nº54/2018)?
    • Participação dos pais ou encarregados de educação – direitos e deveres
    • Reflexão sobre envolvimento dos pais na escola



    5. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Solicite informação

Outro curso relacionado com educação especial