Curso de Formação Compras

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Curso de Formação Compras

  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    1. DESTINATÁRIOS

    - Gestores

    - Responsáveis de produção, distribuição, operações, supply chain, compras, stocks, planeamento e logística

    - Outros destinatários que pretendam especializar-se neste tema, ou, iniciar uma carreira profissional relacionada.

    2. OBJETIVOS GERAIS

    - Compreender a função Compras na sua generalidade, e perceber as suas relações com os restantes departamentos da Empresa/Organização;

    - Conhecer os melhores métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para uma eficiente gestão de compras;

    - Possuir competências de análise de processos de compra, com vista à melhoria contínua da Cadeia de Fornecimento.

    3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Explicar a evolução da Função Compras ao longo dos tempos;

    - Identificar e descrever cada uma das fases do processo de compra: da deteção da necessidade, à execução do contrato de aquisição;

    - Comparar diferentes modelos de organização das Compras;

    - Definir as melhores estratégias para os processos de procura, seleção, qualificação e avaliação de fornecedores;

    - Abordar as relações com os parceiros (fornecedores);

    - Enfatizar a importância dos processos de negociação e descrever as suas etapas;

    - Definir e sistematizar os critérios de suporte à decisão e negociação para os processos de compra;

    - Caraterizar os stocks e clarificar a importância de uma eficaz gestão dos mesmos.

    4. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Introdução à Gestão de Compras (5 horas)

    • Função Compras e sua evolução;
    • Entidades envolvidas;
    • Estrutura Organizacional: Centralização versus Descentralização das Compras; 
    • Ética na Função Compras.

    Módulo 2: Gestão Estratégica de Compras (15 horas)

    • Compras estratégicas;
    • Etapas do Processo de Compras;
    • Caraterísticas de um bom comprador;
    • Compras diretas e indiretas;
    • Estratégias de Compras;
    • Modelos de Gestão de Compras;
    • Indicadores de Desempenho;
    • Sistemas de Informação.

    Módulo 3: Gestão e Desenvolvimento de Fornecedores (10 horas)

    • As relações com  os fornecedores;
    • Desenvolvimento de fornecedores;
    • Seleção, qualificação e avaliação de fornecedores;
    • Registo e tratamento de reclamações.

    Módulo 4: Negociação e Custos (10 horas)

    • A negociação e as suas etapas;
    • Etapas da negociação;
    • Estratégias e táticas de negociação;
    • Custo e Preço;
    • Total Cost of Ownership (TCO);
    • Redução de custos

    Módulo 5: Contratos (5 horas)

    • Os Contratos: Introdução;
    • Tipos de contratos;
    • Outsourcing Insourcing.

    Módulo 6: Gestão de Stocks (5 horas)

    • A importância da gestão de stocks;
    • Conceito de Stock e de SKU;
    • Os stocks como fonte de desperdício;
    • Gestão económica de Stocks;
    • Tipos de stock e sua caraterização;
    • Stocks obsoletos: um problema real de muitas empresas;
    • Análise ABC de Stocks.


    6. CERTIFICADO
    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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