Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
ObjectivosNo final do curso, os formandos deverão ser capazes de: 1. Situar o papel do formador no sistema onde desenvolve a sua actividade e definir o respectivo perfil de competências desejável; 2. Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela selecção e aplicação de métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados e a operacionalização da formação pela definição de objectivos operacionais e pelo controlo dos resultados; 3. Auto-avaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.
Dirigido aO curso destina-se a todos os que pretendam ter acesso ao CAP de formador e que possuam o ensino secundário completo. Será dada preferência a formandos com experiência na área técnica em que pretendem ministrar formação.
ConteúdoMódulos:
- Módulo A1: O formador face aos sistemas e contextos de formação
- Módulo A2: Factores e processos de aprendizagem
- Módulo A3: Comunicação e Animação de Grupos
- Módulo A4: Métodos e técnicas pedagógicas
- Módulo B1: Objectivos pedagógicos
- Módulo B2: Avaliação da aprendizagem
- Módulo B3: Recursos Didácticos
- Módulo B4: Planificação da formação
- Módulo B5: Acompanhamento e avaliação da formação
- Módulo C1: Plano de sessão
- Módulo C2: Simulação pedagógica.
- Módulo C3 - Proposta de Intervenção Pedagógica
Metodologia de Avaliação dos Formandos:
- Avaliação inicial (Diagnóstica): Com base numa Simulação pedagógica inicial.
- Avaliação Contínua: Aferição do grau de domínio dos objectivos específicos pelos formandos através das apreciações realizadas pelos formadores envolvidos na acção, nos planos dos saberes e dos comportamentos.
- Avaliação Final
Será composta por dois elementos de avaliação que correspondem a:
- Simulação pedagógica final;
- Elaboração de uma proposta de Intervenção pedagógica.