A mundialização dos mercados, a globalização das tecnologias e o surgimento das auto-estradas da informação, por um lado trouxeram novas possibilidades de acesso à informação e ao saber, mas por outro, exigem que os colaboradores de empresas, associações sindicais e empresariais, instituições públicas e privadas, estejam actualizados para ultrapassarem as dificuldades que não param de aumentar, para dar resposta às solicitações de clientes cada vez mais diversificados e exigentes.
Neste contexto, muitos desses colaboradores vêem-se confrontados com a necessidade de intervir na formação de outros indivíduos que necessitam de ter acesso a novos saberes técnicos.
A diferença entre o “saber para si” e o “ensinar” aos outros, coloca o desafio do confronto com uma formação pedagógica adequada.
Programa:
1. Abertura
2. Simulação Pedagógica Inicial
3. Processos e Factores de Aprendizagem
4. Relação Pedagógica e Animação de Grupos
5. Métodos e Técnicas Pedagógicas
6. A Função Formador e os Sistemas de Formação
7. Recursos Didácticos
8. Objectivos Pedagógicos
9. Avaliação da Aprendizagem e da Formação
10. Planificação da Formação e Plano de Intervenção Pedagógica
11. Simulação Pedagógica Final e Encerramento