Curso de Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção Psicológica
Objectivos- Identificar e classificar a natureza dos comportamentos disruptivos da PHDA.
- Identificar as causas neurobiológicas, a sua prevalência e o impacto social, escolar e emocional desta perturbação neurodesenvolvimental.
- Conhecer, aplicar e interpretar os resultados dos diversos instrumentos clínicos utilizados no protocolo de avaliação compreensiva.
- Implementar um processo de intervenção psicoterapêutico multi-modal em função da manifestação sintomatológica apresentada pela criança.
Dirigido aPsicólogos, Professores e Terapeutas.
Conteúdo1º MÓDULO Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) - Perspetiva histórica e evolução do conceito - Definição - Prevalência - Co-morbilidades - Etiologia - Impacto nos vários contextos - Principais características das crianças com PHDA
2º MÓDULO Avaliação Psicológica - Critérios de diagnóstico (DSM-IV-TR e CID-10) e subtipos de PHDA - Avaliação de diagnóstico • Anamnese e entrevistas semi-estruturadas • Escalas de avaliação dos comportamentos de PHDA (rating scales) • Avaliação neuropsicológica das funções executivas e dos processos de atenção • Observação direta do comportamento • Avaliações complementares