ObjectivosO Técnico de Informática de Gestão é o profissional qualificado que possui competências no âmbito da gestão das organizações, nomeadamente na construção de modelos de gestão de negócios/projectos, criando matrizes com recurso a aplicações informáticas para as micro, pequenas e médias empresas, com vista à eficácia de resultados. Está apto a apoiar a coordenação de departamentos de informática e a proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.
TitulaçãoINFORMÁTICA DE GESTÃO
ConteúdoSaída Profissional:
Técnico de Informática de Gestão
Família Profissional:
Informática
Área de Educação e Formação:
481 – Ciências Informáticas.
As actividades principais desempenhadas por este técnico são:
§ Instalar, configurar e efectuar a manutenção de diferentes sistemas operativos e de software de aplicação;
§ Instalar, configurar, desenvolver e efectuar a manutenção de bases de dados;
§ Avaliar e participar na escolha de utilitários, assim como nas políticas de segurança em sistemas informáticos;
§ Desenvolver aplicações na área de gestão;
§ Avaliar e participar na escolha de ferramentas de gestão;
§ Analisar, testar e implementar ferramentas de gestão;
§ Parametrizar e adequar, a necessidades específicas, ferramentas de gestão existentes;
§ Analisar problemas e propor soluções adequadas aos meios existentes na empresa;
§ Desenvolver módulos que complementem as aplicações de gestão, à medida das necessidades da empresa;
§ Desenvolver, distribuir, instalar e efectuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação orientadas a objectos, procedimentais e visuais;
§ Desenvolver, instalar e manter servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias Web;
§ Colaborar na gestão de meios humanos, materiais e financeiros;
§ Participar na execução da contabilidade geral da empresa;
§ Apoiar o processamento de salários;
§ Utilizar aplicações de facturação, stocks, contas correntes, imobilizadas, contabilidade e salários;
§ Participar na organização dos processos e procedimentos das obrigações fiscais;
§ Participar nos processos e procedimentos referentes aos diversos regimes de protecção social;
§ Apoiar o expediente e o arquivo;
§ Participar na elaboração de relatórios e mapas de gestão.