Conteúdo 1. - Introdução e condições do jornalismo digital
A influencia dos media.
Evolução da informação e o esquema de comunicação. Novos meios e formatos.
A sociedade da informação e as características da internet.
Produtores e agregadores de conteúdos, como se democratiza a informação. As pessoas transformam-se em meios.
Características de um jornalista digital.
Jornalista 2.0.
Jornalismo de segmentos.
Meios pagos vs. meios gratuitos. Formas de pagamento de conteúdos, varios modelos.
Redes sociais: a socialização da informação.
Consumo de informação multiplataforma. Necessidade de uniformizar a apresentação de conteúdo.
Tipos de conteúdos: vídeo, blogue, fotografía, texto.
2. - Modelos de negócio dos media. Empreendedorismo e novos agentes
Tipos de negócio do jornalismo digital da imprensa online, vídeo e podcasting.
Microsegmentação do mercado com ferramentas SAAS.
O poder das massas e a capacidade de reação.
Integração das redações.
Referências internacionais.
Como criar um meio online: conceito, estratégia, financiamento, estrutura e desenvolvimento operacional.
Funcionamentos verticais e complementares para ampliar as audiências de cada media.
3. - A gestão jornalística através dos novos meios digitais
A redação digital.
Criadores, designers digitais e jornalistas.
Definição e estrutura dos portais informativos.
Redações integradas: papel/internet.
Novos paradigmas da comunicação.
A gestão da redação na comunicação.
Valor e hierarquia das notícias.
Credibilidade e comparação da informação na internet.
Novos dispositivos para novas formas de trabalhar e de consumir conteúdos.
A necessidade de articular a redação com o departamento de tecnologias da informação na gestão dos media. A dependência perante a tecnologia.
Criação de blogues e plataformas de vídeo.
A elaboração de um blogue.
Como criar um meio online através do Wordpress.
Caso prático de Wordpress. Comprar um domínio, hosting, estabelecer um organograma. Gestão de widgets e desenvolvimento de conteúdo.
Como tornar viral o blogue para se transformar uma referência de conteúdo, estratégias de publicação.
Como fazer SEO e gerir a base de dados.
Exemplos de meios feitos com o Wordpress.
4. - Documentação e investigação no jornalismo digital
Spam. A regra das três confirmações.
A estrutura da informação.
Como obter fontes e como tratá-las. Início das tarefas de documentação e de investigação.
Tecnologias e ferramentas para utilizar na investigaçõ. Wikipédia?
Como interpretar a comunicação institucional ou comercial e integrá-la com as próprias fontes.
Critérios e tomada de decisões. Discriminar a informação inútil ou de pouco interesse para o público.
Táticas: semruch, Facebook, Google Trends para perceber tendências, pesquisas, notas de imprensa de organismos oficiais, INE, notícias de outros meios para documentar uma informação.
Organização da documentação e da investigação.
Escalas e critérios jornalísticos para detetar os pontos-chave.
5. - Elaboração de conteúdo para meios digitais
Como escrever para o mundo online. Como decidir por um artigo, uma foto ou um vídeo?
Vencer o efémero e o tempo, a adesão da comunicação social e a empatía com o utilizador. Valorização do tempo.
Como atuam os motores de pesquisa com o tempo de permanência na página e o conteúdo de alta qualidade.
Novo jornalismo: formas de escrita e especialização. O perigo da endogamia. Criatividade digital.
Escrever de forma audiovisual e com imagens. A tirania das páginas já visitadas.
Comunicar com o leitor digital. Construir com dois tipos de leitura, a rápida e a reflexiva.
Otimização de conteúdos para os motores de pesquisa.
Jornalismo de dados vs. jornalismo analítico.
Redesenhar a informação em função do canal.
Infografia multimédia.
6. - Jornalismo de dados
Gestão das bases de dados e jornalismo de dados.
Nova tipología jornalística. Enriquecer os dados para atrair os utilizadores.
A impaciência dos leitores e a leitura em diagonal.
Pílulas informativas para evitar a fuga do leitor.
Jornalismo do imediato. Utilização das keywords para mostrar os factos da atualidade.
Evitar ser agência de informação e ser conciso nos conteúdos produzidos. A atenção tem os seus limites.
Técnicas infográficas e de vídeo.
7. - Televisão online e Podcasting
O novo consumo da informação. O ouvinte e o espectador decidem o que ver e como partilhar.
Ecossistema e novos players. A queda do sistema tradicional. A multiplicação de criadores de conteúdo visual. Através do vídeo e do som, os meios cativam as audiências. Youtubers.
Tecnologia e ferramentas que se aplicam na televisão e na rádio online.
Estratégias para retransmitir conteúdos, hierarquização e tempos.
Técnicas de comunicação específicas para os novos formatos e canais.
Criadores de programas e de sons.
Como produzir um podcast ou criar um canal do Youtube/Vimeo para gerar comunidade e audiência. Ferramentas gratuitas e pagas. Estratégias de captação de audiências.
Rádio online. Produção de conteúdos intemporais para ouvir em direto ou através de podcasting.
Conversão de plataformas. Rádio visual, retransmissão em direto de emissões de rádio.
Fórmulas de financiamento, publicidade de branded content e posicionamento de produto nos programas a emitir.
8. - SEO (Search Engine Optimization) e Analytics aplicados ao jornalismo digital
O que é o Search Engine Optimization? Análise dos principais motores de pesquisa.
O departamento de SEO. Dimensão. Conhecimento de técnicas de relacionamento.
O SEO aplicado ao jornalismo. Tags. Adaptação da escrita. Técnicas para que te encontrem mais facilmente.
Utilização de keywords e valor dos cliques nos websites.
O poder do text linking.
Como conhecer o nosso público, saber como chegaram até nós, quanto tempo permanecem no website, qual o percurso que seguiram no website e o que mais lhes interessa.
Ferramentas: Omniture e Google Analytics.
Funcionamento do Comscore. Medição das audiências.
Entender as informações do tráfego diário. Recorrência de leitores, dispositivos, etc.
Principais métricas a ter em conta. Como elaborar um relatório e saber interpretá-lo para tomar decisões.
Casos práticos. Utilização do Analytics.
9. - Redes sociais- A principal janela do jornalismo digital
As redes sociais. Muito mais do que a figura do Community Manager.
Como dimensionar um departamento de media social?
Que tipo de canais há que abrir para comunicar com as audiências? Perfil da empresa ou perfil pessoal em representação da empresa?
Segmentar os conteúdos e a redação das publicações para cada público
Estratégias de Social Media. Quando, o quê e como publicar conteúdos em função das interações e dos momentos de contacto. Como segmentar o público?
Perfil geral da organização e perfis de cada um dos jornalistas.
Perfis profissionais para manter a coerência.
Atrair fãs e enriquecê-los. Convertê-los em evangelizadores.
Modelos de publicação e recursos disponíveis. Técnicas como Canvas, Facebook Video, Periscope e Instagram. Modelos no Twitter.
Gestão de comentários e feedback.
Como resolver crises nas redes sociais.
Métricas para elaborar uma estratégia correta. Ferramentas disponíveis (I Love ROI, Pirendo, etc).
Nem tudo é para partilhar. Confirmar a informação e escolher o momento certo. Manuais de estilo.
Como establecer sinergias com outros canais de comunicação.
10. - Ferramentas de divulgação dos conteúdos digitais
Visão geral das ferramentas disponíveis.
Segmentação e personalização do conteúdo.
Transmissão de dados. Apps para partilhar informação e permitir a combinação de aplicações.
A influência da tecnología da forma de comunicar.
Snapchat e Whatsapp. Novos canais de transmissão de conteúdos.
Ferramentas de inteligência artificial.
A utilização do Big Data para conhecer o leitor e fornecer-lhe informação mais especializada e atrativa.
O Buzz, audiências vs. qualidade. O Buzz. Sustentabilidade temporal desses modelos.
11. - Ambiente mobile e apps
Modelos de negócio mobile.
O jornalismo através das aplicações. Competências com os agregadores de notícias.
Formatos responsivos, ferramentas de desenho, priorizar módulos e recursos publicados.
Modelos de negócio mobile.
Web responsive, webapp ou app.
Desenho da web responsiva. Estilos CSS
Como causar impacto desde o primeiro canal.
Adaptar a escrita ao ambiente mobile.
Personalização dos conteúdos gerados.
Atrair dados.
Criação de uma app. Personalização do conteúdo, fórmulas de adaptabilidade da aplicação.
Plataformas para o desenvolvimento de app.
Posicionamento em stores. O ASO.
Estratégias para gerar downloads.
Difusão: SMS push, geolocalização.
12. - Desenho, criação, edição e publicação
Introdução ao desenho gráfico.
Tipos de desenho de meios. Estruturação da informação.
Módulos de produto e módulos de conteúdo, fórmulas de redirecionar para outros conteúdos.
Linguagem HTML/CSS/PHP
Photoshop.
Indesign.
Sistemas de publicação de blogues (WordPress, TypePad, Blogger)
Projeto/desenho de uma webpage: Hosting, design, publicação
Editor NVU.
Modelos de revistas/publicações online.
Análise de caso. Professor: Unica Aguilera, Jose Manuel
(BitBan Technologies / Director de Diseño y HTML)
13. - Publicidade digital
Formatos publicitários clássicos: banners, preroll, Interstitial, billboard
Entender o negócio da publicidade e criação de sinergias com a redação para a criação de produtos que podem gerar publicidade e incrementar as receitas nos meios.
Publicidade online. As agências digitais.
Tipos de campanhas digitais, opções criativas de interação com o utilizador.
Google Adwords, Youtube, SEO, SEM, e-commerce, Content Marketing.
Inbound Marketing: o conteúdo como ferramenta de persuasão
Profissionalização na produção de conteúdo para a comercialização de produtos.
Emailing. O poder da divulgação viral.
Marketing offline em articulação com o marketing online.
Como planificar uma campanha digital.
14. - RTB e programação. Usos e necessidades de gerir o BIG DATA
Conceito e fundamentos. Os algoritmos que decidem o que o utilizador vê em cada momento.
Novas fórmulas publicitárias: branded content, publicidade programática, RTB, publicidade natural.
As dinámicas em tempo real.
Conceitos técnicos: SSP, DSP, DMP.
Os servidores Exchanges.
Plataformas que gerem a transmissão de conteúdos e publicidade. Casos da Adform e AdExplora.
A importância de conhecer o cliente e a gestão da publicidade e dos conteúdos em função das suas necessidades e perfis.
Ferramentas de gestão do Big Data e a sua aplicação prática
A comercialização dos leads e a sua utilização para conhecer o cliente e ampliar o consumo de conteúdos e produtos. Criar um maior LTV do leitor.
A visão do Big Data aplicada ao negócio dos meios de comunicação online. Conhecimento do cliente. CRM sociais.
15. - Estratégias de desenvolvimento do negócio digital
Ações de marketing. Estratégias e táticas dentro do ecossistema digital.
Negócios digitais que produzem audiências. Casos dos meios online.
Produção de ingressos alternativos, conceptualizar necessidades e criar marca e imagem com marketing e projetos táticos.
Sinergias e joint venture com outras empresas.
O modelo de fidelização. Como utilizar o espaço e a sinergia dos conteúdos para obter receitas da venda de productos e serviços.
Modelos de ecommerce.
Concursos, eventos e atividades especiais.
Venda de conteúdos, comercialização para outras plataformas.
Recomendadores de conteúdos: outbrain, ligatus e outros modelos.
16. - Aspetos legais aplicados à comunicação
Normas aplicáveis em matéria de comunicação no âmbito estatal.
Autoregulação: códigos de conduta, códigos éticos e códigos setoriais.
Propriedade intelectual e industrial no jornalismo digital.
Direito à honra, intimidade e à própria imagem.
Uso de imagens, vídeos ou declarações de outros meios. Bancos de imagens e agências.
Responsabilidades legais no jornalismo/comunicação nos meios digitais.
17. - Identidade e reputação digital
Perfis jornalísticos e comunicação digital.
O utilizador como principal criador de conteúdo. As empresas utilizam pessoas e não a marca em si mesma.
O poder dos blogues e influencers. Qualquer pessoa pode transmitir informação e comunicar.
Análise de empresas que têm uma imagem nas redes sociais diferente daquela que têm noutros canais. A utilização dos canais de comunicação e empresas que cuidam da sua imagem de marca e a apresentam corretamente.
Como construir uma imagem digital.
Deontologia profissional.
Uma aproximação à comunicação de crise (ideias básicas sobre o que se pode e não deve fazer).
Como resolver crises e como não as resolver. Exemplos de empresas dos media e de produtos.
Medição e presença na rede: sistemas de relatório.
Monitorização e ferramentas de escuta (diferentes ferramentas que existem atualmente e seus pontos fortes e debilidades).
18. - Comunicação corporativa em contextos digitais
Os gabinetes de imprensa.
Como atribuir credibilidade a informações de uma fonte fiável.
Departamentos de comunicação governamentais.
A nota de imprensa e convocatoria dos meios de comunicação.
Fronteiras entre jornalista e gabinete de imprensa.
Fórmulas de comunicação. Vídeos, infografias e comunicados.
A comunicação social corporativa.
Ferramentas da empresa ou gabinete de comunicação.
Internet corporativa/blogues/eventos.
Bloguers e influencers com reconhecimento social.
Exemplos de comunicação. Polícia, Telepizza, Iberdrola.