A Matemática é uma componente essencial da formação para o exercício da cidadania em sociedades democráticas e tecnologicamente avançadas, tendo por bases a autonomia e a solidariedade. O conhecimento científico em geral, e matemático em particular, é uma ferramenta essencial da independência empreendedora de cada cidadão que tem de ser responsável e consciente do ambiente em que vive e das relações em que está envolvido.
O presente curso pretende desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real; desenvolver a capacidade de reconhecer regularidades e modelos matemáticos relevantes em cada aspecto da realidade, e de os utilizar para ajudar a resolver problemas; desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como de memória, de rigor, de espírito crítico e de criatividade; utilizar os conhecimentos matemáticos na resolução de problemas, decidindo sobre a razoabilidade de um resultado e sobre o uso, consoante os casos, de cálculo mental, algoritmos de papel e lápis ou instrumentos tecnológicos e criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade actual.
Programa:
1. Geometria
Sólidos Geométricos;
Teorema de Pitágoras;
Perímetros;
Áreas;
Volumes;
Transformações Geométricas.
2. Números e Cálculos
Números Racionais;
Proporcionalidade Directa;
Proporcionalidade Inversa;
Equações;
Sequências;
Notação Científica.
3. Estatística e Probabilidades
Ler, interpretar e construir gráficos e tabelas;
Calcular, analisar e comparar as medidas de localização;
Utilizar o conceito de probabilidade na interpretação de informação.