Atualmente, a segurança alimentar constitui uma importante garantia para os consumidores de que os alimentos que consomem são seguros.
O Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) é um sistema de gestão de segurança alimentar que visa prevenir, reduzir e/ou eliminar os riscos biológicos, químicos e físicos associados à produção, armazenamento e distribuição de alimentos.
O sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objetivo de evitar potenciais riscos que possam causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos a um nível aceitável, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros.
Antes da aplicação de um plano HACCP, devem ser implementadas medidas básicas de higiene, boas práticas e reunidas condições infraestruturais de modo a permitir que o sistema se centre apenas nas etapas práticas, ou procedimentos que são considerados críticos para a segurança dos alimentos.
A implementação prática de um sistema HACCP segue, por norma, uma metodologia baseada em 7 princípios fundamentais. Recorrendo como ferramenta de trabalho, ao Codex Alimentarius, a implementação do sistema HACCP pode ser desenvolvida em 14 passos sequenciais.
Uma forma de evidenciar o compromisso e preocupação com a segurança dos alimentos, é através da certificação. Exemplo disso é a certificação pela norma NP EN ISO 22000:2018, relativa ao Sistema de Gestão da Segurança Alimentar. O objetivo deste referencial é a segurança dos alimentos em todas as etapas da cadeia de fornecimento.
1. Noções gerais e legislação alimentar
– O Sistema HACCP
– História do HACCP
– HACCP na prática
– Benefícios, inconvenientes e dificuldades da implementação do sistema HACCP
– Legislação aplicável (Europeia e Nacional)
2. Pré-requisitos do Sistema HACCP
– Enquadramento
– Instalações
– Equipamentos, utensílios e superfícies
– Controlo de pragas
– Abastecimento de água
– Gestão de resíduos
– Saúde e higiene pessoal
– Rastreabilidade e procedimentos de recolha
– Higienização
– Boas práticas de fabrico
– Formação
– Transporte
– Seleção e avaliação de fornecedores
– Embalagem e rotulagem
– Receção e armazenamento
3. Os 7 princípios HACCP
– Princípio 1 – Análise de perigos
– Princípio 2 – Determinação de Pontos Críticos de Controlo (PCC)
– Princípio 3 – Estabelecimento de limites críticos
– Princípio 4 – Estabelecimento de procedimentos de monitorização
– Princípio 5 – Estabelecimento de ações corretivas
– Princípio 6 – Estabelecimento de procedimentos de verificação
– Princípio 7 – Estabelecimento de manutenção de registos e documentação
4. A metodologia HACCP em 14 etapas
– Enquadramento
– Definição do âmbito da aplicação do plano HACCP (Etapa 1)
– Constituição da Equipa HACCP (Etapa 2)
– Descrição do produto (Etapa 3)
– Identificação do uso pretendido (Etapa 4)
– Elaboração do fluxograma (Etapa 5)
– Confirmação do fluxograma no terreno (Etapa 6)
– Identificação e análise de perigos, análise e identificação de medidas preventivas para controlo dos perigos identificados (Etapa 7)
– Determinação dos PCC’s (Etapa 8)
– Estabelecimento dos limites críticos de controlo para cada PCC (Etapa 9)
– Estabelecimento do sistema de monitorização para cada PCC (Etapa 10)
– Estabelecimento de ações corretivas (Etapa 11)
– Estabelecimento de procedimentos de verificação (Etapa 12)
– Estabelecimento de controlo e arquivo de documentos e dados (Etapa 13)
– Revisão do Plano HACCP (Etapa 14)
5. Modelo genérico HACCP
– Definição do âmbito da aplicação do plano HACCP
– Constituição da Equipa HACCP
– Descrição do produto e identificação do uso pretendido
– Elaboração do fluxograma e confirmação no terreno
– Identificação, análise de perigos e determinação dos PCC’s
– Estabelecimento dos limites críticos de controlo, sistema de monitorização, ações corretivas e documentação
6. Sistema de Gestão da Segurança Alimentar – NP EN ISO 22000:2005
– Enquadramento
– Aplicações da norma
– Objetivos do referencial
– Vantagens da implementação
– Estrutura
– Enquadramento
– Aplicações da norma
– Objetivos do referencial
– Vantagens da implementação
– Estrutura
Destinatários:
Todos os profissionais que trabalham ou ambicionam trabalhar em empresas do setor alimentar, como cafés, restaurantes, fábricas de alimentos, responsáveis de laboratórios e distribuidores.
Saídas profissionais:
• Restauração;
• Hotelaria;
• Refeitórios de escolas e casas de repouso;
• Catering;
• Distribuição alimentar;
• Fábricas do ramo alimentar.
Avaliação:
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar a formação e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para a formação.
A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.
Como funciona.
Disponibilidade:
A formação é ministrada 100% online, tendo uma duração de 30 dias de calendário e estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma, contudo, se quiser iniciar de imediato fale connosco aqui.
Formador.
Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados (com exceção da formação de "Dermocosmética - Autoaprendizagem"). Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.
As nossas formações estão disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.