Curso de Formação Auxiliar de Ação Educativa

Solicite informação

Curso de Formação Auxiliar de Ação Educativa

  • Conteúdo

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS

    Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar.

    3. OBJETIVO GERAL 

    No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 6 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Vigiar e acompanhar uma ou mais crianças;

    - Acompanhar, vigiar e apoiar crianças em atividades de tempos livres;

    - Apoiar a educadora na planificação e execução de atividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas;

    - Auxiliar nas tarefas de vigilância de crianças em creches e estabelecimentos similares;

    - Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades de crianças com necessidades específicas de educação.

    5. SAÍDAS PROFISSIONAIS 

    O Auxiliar de Ação Educativa é o profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 6 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. O Auxiliar de Ação Educativa poderá exercer funções de auxiliar de educação infantil em creches, jardins de infância, ATL\'s, colégios, centros comunitários, serviços de apoio domiciliário.

    6. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Psicologia do Desenvolvimento Infantil dos 0 aos 6 anos (18 horas)

    • Psicologia do desenvolvimento
      • Conceito
      • Objeto
    • Etapas do desenvolvimento humano
      • Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 6 anos
      • Gravidez / nascimento / suas condicionantes
      • Desenvolvimento intra-uterino
      • Desenvolvimento pós-natal
      • Desenvolvimento, crescimento e maturação
      • Fases do desenvolvimento da criança

    Módulo 2: Comunicação e Relação eficaz com crianças: a relação afetiva e pedagógica (20 horas)

    • Processo de comunicação
      • Conceito
      • Elementos do processo de comunicação
      • Feedback/Empatia
      • Barreiras à comunicação
    • Comportamentos comunicacionais
      • Atitudes ineficazes
      • Comunicação assertiva
    • Relacionamento interpessoal
      • Complexidade e riqueza da personalidade
      • Dinâmica do relacionamento humano
      • Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal
      • Tensões do relacionamento humano
    • Comunicação e relação pedagógica
      • Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica
      • Rotinas como elemento estruturante na organização espáciotemporal
    • Relacionamento e educação na infância
      • Relação da criança com outras crianças
      • Relação da criança com adultos
      • Impacto das relações entre adultos na criança
    • Importância do envolvimento parental
      • Abordagem sistémica da família
      • Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner)
      • Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa

    Módulo 3: História da Educação- o papel do auxiliar de ação educativa

    • Evolução histórica da educação em Portugal
    • A educação pré-escolar
    • Funções do Auxiliar de Ação Educativa

    Módulo 4: Primeiros Socorros- tipos de acidentes e formas de atuação 

    • Prevenção de Acidentes na Infância           
      • Acidentes dos 0 aos 2 anos idade  
        • Prevenir a queda com bebés        
        • Prevenção de Queimaduras 
        • Asfixia    
        • Afogamento
        • Intoxicações   
      • A criança do Pré-escolar
        • Tipos de Acidentes       
      • A criança em idade escolar
        • Tipos de Acidentes         
        • Acidentes Rodoviários 
    • Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros 
      • Princípios básicos de primeiros socorros 
        • Sistema Integrado de Emergência Médica 
        • O que é o Suporte Básico de Vida 
        • Compressões Torácicas no Lactente 
      • Obstrução da via aérea na idade pediátrica 
    • Feridas e Hemorragias 
      • Definição de Feridas
        • Epistaxe - Sangramento Nasal 
    • Queimaduras 
      • Quanto à profundidade 
      • Extensão da Queimadura 
    • Mordedelas e Picadas 
    • Afogamento 
      • Afogamento Secundário 
    • Lesões Músculo-Esqueléticas 
      • Entorses e luxações 
      • Fraturas 
        • Exemplos de Imobilização 
    • Traumatismos 
      • Traumatismo abdominal 
      • Traumatismo craniano 
      • Traumatismo do tórax 
    • Doenças Súbitas na Criança 
      • Desmaio/perda súbita de consciência 
      • Crise hipoglicémica em Criança Diabética 
      • Golpe de Calor e de Frio 
        • Golpe de Frio/Enregelamento 
      • Crise Asmática 
      • Convulsões 

    Módulo 5: Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas)

    • Necessidades específicas de educação – evolução e modelos
    • Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação
    • Caracterização das necessidades educativas da educação
    • Crianças com imaturidade de desenvolvimento
    • Crianças hiperativas
    • Dificuldades de aprendizagem
    • Crianças com deficiência
    • Motora
    • Mental
    • Visual
    • Auditiva
    • Crianças com doenças crónicas
    • Papel da família
    • Papel da equipa educativa
    • Deficiência e agressividade

    Módulo 6: Expressão Plástica e Musical (10 horas)

    • Expressão plástica                               
      • Fundamentos da expressão plástica
      • Técnicas de expressão plástica
      • Organização dos espaços
      • Considerações finais sobre a expressão plástica
    • Expressão musical
      • Fundamentos da expressão musical
      • Atividades de canto e movimento
      • Atividades rítmicas
      • Instrumentos musicais
      • Considerações finais sobre a expressão musical

    Módulo 7: Expressão Dramática, corporal e verbal (10 horas)

    • Expressão dramática                               
      • Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
      • Expressão dramática - Jogo simbólico
      • Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro
    • Expressão corporal 
    • Expressão vocal e verbal

    Módulo 8: Espaços, materiais e equipamentos - creches e jardins de infância ( 7 horas)

    • Funções do auxiliar de ação educativa
    • Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos
    • Elaboração e preparação de materiais necessários para atividades pedagógicas
    • Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas
      • Refeições e sestas
      • Atividades pedagógicas
    • Acompanhamento de refeições
    • Participação nas sestas e na higiene
      • Sesta/ repouso
      • Higiene

    Módulo 9: Higiene, Saúde e Segurança da Criança (10 horas)

    • Higiene pessoal
      • Saúde e higiene das crianças                   
      • Dos 2 aos 6 anos    
      • Maiores de 6 anos 
      • Vigilância da saúde oral       
    • Alterações cutâneas
    • Despiste de alterações visuais
    • A alimentação na infância
      • A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos 
      • Para que precisamos de uma alimentação saudável?                            
    • Higiene, preparação e manutenção de equipamentos, espaços e materiais
    • Cuidados básicos de saúde
    • Principais doenças infeciosas da infância
    • Administração de medicamentos
    • Acompanhamento aos serviços de saúde e informação à família dos acidentados

    6. CERTIFICADO


    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Solicite informação

Outro curso relacionado com educação infantil