Curso em Trauma com Crianças e Adolescentes

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Curso em Trauma com Crianças e Adolescentes

  • Objectivos Objetivos Gerais
    O Curso de Trauma com Crianças e Adolescentes tem como objetivo geral:
    - Dotar os formandos de competências teórico-práticas em torno da avaliação e intervenção do trauma, na infância e adolescência.

    Objetivos Específicos
    Na Formação em Trauma com Crianças e Adolescentes o aluno deve:
    - Reconhecer o impacto neurológico do trauma e relacioná-lo com a expressão do trauma no comportamento e relação das crianças e jovens;
    - Identificar experiências traumáticas ao longo do desenvolvimento;
    - Definir procedimentos de avaliação do trauma;
    - Indicar os modelos teóricos mais prevalentes na conceptualização e intervenção no trauma com esta população;
    - Aplicar diferentes respostas de intervenção com estas crianças e jovens, em diversos contextos;
    - Selecionar os materiais de intervenção, reflectindo sobre a sua adaptação a cada caso;
    - Desenvolver relações e intervenções cuidadoras e securizantes.
  • Conteúdo Descrição da Formação. O trabalho com crianças e adolescentes é cada vez mais complexo e exigente, envolvendo conhecimento de diferentes contextos e problemáticas o que aumenta a necessidade de mais conhecimentos integrados. A nossa experiência reforça o que a investigação vai encontrado: as co-morbilidades são o grande desafio no trabalho com esta população, daí a necessidade de saber olhar além da ponta do iceberg e das queixas/diagnósticos aparentemente mais evidentes ou conhecidos. O trauma, falando de eventos específicos ou de experiências cumulativas e de trauma complexo, é uma das áreas mais ricas e que nos obriga a conhecer melhor as suas expressões, sintomas, disfarces e impacto a curto e longo prazo. O nosso encontro com uma criança/jovem com experiências traumáticas merece novos cuidados na relação de ajuda (de um professor, cuidador ou terapeuta), bem como conhecimento rigoroso para que a nossa ação não seja negligente ou re-traumatizante.

    Aspetos traumáticos

    - Funcionamento neurológico do trauma e sua expressão

    - Trauma cumulativo e sua relação com ACES (Adverse Childhood Experiences);

    Avaliação do trauma

    - 2- Sintomas e instrumentos de avaliação

    - Diagnósticos e co-morbilidades

    - Análise de casos clínicos;

    Princípios orientadores para a intervenção

    - Contributos dos principais modelos teóricos

    - Os três R (regulação, relação, razão) e a construção da relação terapêutica

    - Estratégias de regulação;

    Organizar a intervenção

    - Pensar orientações para o contexto escolar

    - Desenhar orientações para o contexto de acolhimento residencial

    - Explorar um guião de intervenção para a psicoterapia

    - Conhecer outros recursos e projetos

    - Análise de casos clínicos;

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