Descrição da Formação. O trabalho com crianças e adolescentes é cada vez mais complexo e exigente, envolvendo conhecimento de diferentes contextos e problemáticas o que aumenta a necessidade de mais conhecimentos integrados. A nossa experiência reforça o que a investigação vai encontrado: as co-morbilidades são o grande desafio no trabalho com esta população, daí a necessidade de saber olhar além da ponta do iceberg e das queixas/diagnósticos aparentemente mais evidentes ou conhecidos. O trauma, falando de eventos específicos ou de experiências cumulativas e de trauma complexo, é uma das áreas mais ricas e que nos obriga a conhecer melhor as suas expressões, sintomas, disfarces e impacto a curto e longo prazo. O nosso encontro com uma criança/jovem com experiências traumáticas merece novos cuidados na relação de ajuda (de um professor, cuidador ou terapeuta), bem como conhecimento rigoroso para que a nossa ação não seja negligente ou re-traumatizante.
Aspetos traumáticos
- Funcionamento neurológico do trauma e sua expressão
- Trauma cumulativo e sua relação com ACES (Adverse Childhood Experiences);
Avaliação do trauma
- 2- Sintomas e instrumentos de avaliação
- Diagnósticos e co-morbilidades
- Análise de casos clínicos;
Princípios orientadores para a intervenção
- Contributos dos principais modelos teóricos
- Os três R (regulação, relação, razão) e a construção da relação terapêutica
- Estratégias de regulação;
Organizar a intervenção
- Pensar orientações para o contexto escolar
- Desenhar orientações para o contexto de acolhimento residencial
- Explorar um guião de intervenção para a psicoterapia
- Conhecer outros recursos e projetos
- Análise de casos clínicos;