Excel Aplicado a Gestão de RH e Administração de Pessoal | 12 HORAS
Consegue dar resposta às atuais necessidades de gestão da sua empresa? Sabe exatamente qual o impacto do seu desempenho nos resultados globais da empresa? Qual a direção a seguir? Sabe como potenciar a sua empresa? Inovando? Pretendemos dar respostas práticas e adequadas a problemas complexos na Gestão da sua empresa e dos seus recursos.
Objetivos Gerais
Este curso procura integrar, numa vertente prática, a utilização de Microsoft Excel em aspetos do dia-a-dia de um departamento de recursos humanos.
Objetivos Específicos
Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar as funções avançadas do Microsoft Excel como ferramenta de suporte aos principais processos de Recursos Humanos.
Destinatários/Pré-Requisitos
Todos os profissionais de Recursos Humanos que queiram aprender a potenciar a poderosa aplicação Microsoft Excel como suporte aos processos de RH´s em que estão envolvidos, nomeadamente: Diretores/Responsáveis de Recursos Humanos; Diretores/ Responsáveis de Formação; Diretores/ Responsáveis de Pessoal; Diretores/ Responsáveis Administrativos; Consultores de Recursos Humanos/ Formação; Diretores Executivos que tenham que tomar Decisões na Área; Técnicos de Recursos Humanos/ Formação.
Conteúdo
RECURSOS HUMANOS PARA A HARMONIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EXCEL
Utilize todas as possibilidades do Excel para criar funcionais apresentações
Formatação automática, filtros, cabeçalhos e comentários
Utilize os comandos que permitem uma visualização mais eficaz dos dados
Opções de visualização de tabela de dados, agrupar, destacar
Barras de ferramentas e configuração de atalhos
Relação entre tabelas de dados para potenciar a utilização automática dos dados
Planeamento de folhas de cálculo complexas que integram diferentes fontes de dados
Criação de formulários automáticos de pesquisa de dados
PLANEAMENTO, CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO EM EXCEL
Defina a folha de cálculo segundo os dados, parâmetros e variáveis da Avaliação de Desempenho da sua Empresa
Conheça e aplique as ferramentas Excel que otimizem a utilização da informação e com base nos dados disponíveis. Realize de forma automática e rigorosa uma Avaliação de Desempenho e crie análises detalhadas com os dados resultantes
Análises estatísticas, análises gráficas e análises de conteúdo
Distribuições forçadas
Apresentação organizada da informação resultante
EXCEL COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE EXAUSTIVAS REVISÕES SALARIAIS
Baseie as suas decisões sobre remunerações em dados fiáveis mediante a operacionalização de informações, de forma justa e cumprindo com o orçamento definido.
Criação da política de revisão salarial, simulando-a e comparando-a com o orçamento disponível
Criação de tabelas dinâmicas para sintetizar a informação
Apoie as suas decisões em análises gráficas e cálculos automáticos
Proteção da informação para evitar alterações
Identificação automática e imediata de desvios
GESTÃO ADMINISTRATIVA: AUTOMATIZAÇÃO DOS CÁLCULOS EM EXCEL
Automatize procedimentos administrativos repetitivos. Crie simuladores que realizam automaticamente complicados cálculos com a introdução de um número reduzido de dados
Automatização de emissão de documentos com base em ficheiros Excel
Contratos
Acordos
Comunicações
Criação de macros para a realização de processos repetitivos
Criação de práticos simuladores que evitam redundâncias
Cálculo de segurança social
Transformação em salário líquido
Compensações em caso de saída da empresa
Auditoria automática de processos administrativos e confirmação de dados
OPTIMIZAÇÃO E DOMÍNIO DO EXCEL PARA CÁLCULOS RELACIONADOS COM FORMAÇÃO
Facilitar a criação de extensos dossiers de formação com base nos registos disponíveis e analisar formas diferentes de consulta de informação mediante as necessidades
Criação de relatórios automáticos para geração dos documentos-tipo
Organização da informação com base em diferentes critérios
Formador
Curso
Área formativa e outros
Criação de gráficos de acompanhamento
Assiduidade
Avaliação
Custos
Cumprimentos dos requisitos legais
Emissão automática de certificados
CRIAÇÃO DE UM QUADRO AUTOMÁTICO DE ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES RH
Crie um quadro de acompanhamento de indicadores (cockpit chart) para revisão periódica e visualização imediata do estado de atingimento dos objetivos do seu departamento. Identifique a qualquer momento desvios que lhe permitirão definir medidas corretivas com base em dados concretos
Identificação dos objetivos estratégicos do Departamento com base na metodologia Balanced Scorecard
Operacionalização do desdobramento de objetivos em Excel
Planeamento do registo dos dados recolhidos
Tipos de indicadores a sua operacionalização no Excel
Introdução de alarmes através da formatação condicional
Definição e seguimento da eficácia das medidas corretivas