Excel para Logística, Distribuição e Transporte| 18 HORAS
O Excel é a folha de cálculo mais utilizada pelos profissionais de gestão e negócios para análise e apresentação de resultados. O presente curso, tendo como pressuposto o acrescido interesse do mercado, foi elaborado para os profissionais que desejam usufruir das inúmeras funcionalidades avançadas do Microsoft Excel, nomeadamente para efeitos de análise de negócio (entendendo-se negócio como área de interesse fundamental) e de criação de cenários alternativos com base em pressupostos. O objetivo é explorar estas funcionalidades, conferindo ao utilizador uma maior solidez na tomada de decisões sustentadas, baseadas em análises seguras e estruturadas em cenários alternativos, bem como através do uso e criação de fórmulas avançadas.
Objetivos Gerais
Este curso procura integrar e potenciar, através de uma metodologia de formação essencialmente prática, a utilização de Microsoft Excel, no seu dia-a-dia, como ferramenta de apoio em decisões de negócio, apresentando as inúmeras possibilidades de utilização da solução Microsoft Excel, em situações relacionadas com Logística em geral. Capacitar os participantes, através da prática (estudos de caso), na utilização do Excel aplicado à Logística
Objetivos Específicos
A presente formação tem por objetivo dotar os participantes, das ferramentas necessárias para o desenvolvimento de mapas de gestão, e controle financeiro, com o apoio do Excel. Durante a formação são apresentadas e exploradas as ferramentas que o Excel disponibiliza de um modo especificamente orientado para serem utilizadas num contexto de rotinas diárias na empresa, ou em projetos logísticos, permitindo aumentar e a sua produtividade e otimizar os resultados.
Destinatários/Pré-Requisitos
Profissionais da área de Logística, que tendo já alguns conhecimentos relativos à utilização do Excel, pretendem explorar a totalidade das potencialidades da aplicação e que procuram o desenvolvimento de um melhor trabalho de controlo das atividades de logística, tendo como auxílio as ferramentas do Excel.
Conteúdo
CONSTRUÇÃO DE FÓRMULAS E FUNÇÕES
Neste Módulo aprenderá a dominar a utilização de funções e fórmulas para facilitar e agilizar a monitorização de dados, apresentando a informação de forma clara e ordenada.
Fórmulas condicionais ("se", "soma.se", "contar.se")
Fórmulas de busca, consulta e referência ("procv", filtros)
Funções estatísticas e matemáticas
Inserir comentários
COMO ESTRUTURAR OS DADOS EM FORMA DE TABELA PARA FACILITAR A SUA RÁPIDA COMPREENSÃO E ANÁLISE
Terá a possibilidade de sustentar a tomada de decisão em dados fiáveis mediante a organização dos dados em tabelas que facilitem a sua análise, apresentando-as de forma clara e ordenada.
Tabelas dinâmicas que sintetizem a informação
Gráficos
Procura de dados específicos
CHAVES PARA REALIZAR A IMPORTAÇÃO E CONSULTA DE DADOS SOBRE BASES DE DADOS EXTERNAS
Como atualizar os seus documentos utilizando a informação proveniente de diferentes ficheiros e aplicações.
Obter dados externos
Partilhar documentos
AUTOMATIZAR PROCESSOS E TAREFAS REPETITIVAS
Repetir as mesmas ações em Excel uma e outra vez é ineficiente e consome o seu tempo valioso.
Aprenda a criar Macros para a automatização do processo, conseguindo que seja o computador a executá-las automaticamente.
Realizar macros sem necessidade de recorrer à programação em Visual Basic
Utilização de macros para processos repetitivos
- Programação de gráficos
DEFINIÇÃO DE POLÍTICA DE INVENTÁRIO E GESTÃO DE STOCKS
Uma Secção desenhada especificamente para que possa determinar as diferentes políticas de inventário e leve a cabo uma ótima gestão de stocks.
Cálculo de stocks de segurança e funcionamento
Cálculo do lote económico de compra e/ou reabastecimento
Pedidos resultantes de alertas ao stock mínimo
MODELOS APLICADOS À PREVISÃO DA PROCURA
Obtenha as chaves de manuseamento e análise exaustiva dos dados para a antecipação e correta utilização de uma ótima previsão da procura.
Média móvel
Média móvel ponderada
Modelos compostos (tendências)
TÉCNICAS DE DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES, HISTOGRAMAS E CORRELAÇÃO DE DADOS
Neste Módulo terá a oportunidade de criar no Excel modelos que o ajudem a definir prioridades para as suas ações, desenvolver os elementos necessários para analisar as relações entre os dados em questão.
Análise ABC
Gráfico de Pareto
Organização da informação segundo diferentes critérios:
Categorias
Armazéns
Tipologias de produtos
Origem e classificação
GESTÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS: UTILIZAÇÃO DE SOLVER E A GESTÃO DO TRANSPORTE
Realização de uma comparação de diferentes restrições e a resolução de problemas tanto linear como inteiro.
A função Solver
Aplicação prática sobre a gestão do transporte:
Minimização de custos de transporte
Maximização da taxa de enchimento de recipientes
CONSELHOS PRÁTICOS E MELHORES TÉCNICAS PARA POUPANÇA DE TEMPO E ESFORÇO
Um profissional experiente dará resposta às suas dúvidas, desvendando como otimizar esta ferramenta na gestão logística da sua empresa.
Proteção de documentos
Ocultar fórmulas e folhas de cálculo
Opções de impressão: cabeçalhos, comentários
Truques e pequenos conselhos práticos
BUSINESS CASE STUDY
Indicadores (KPIs) de Logística e Transporte, utilizando Excel
Uma Sessão especial, prática e interativa na qual, mediante a análise de um Caso Prático, poderá calcular os indicadores com ajuda do Excel e analisá-los para reportar os objetivos e resultados do departamento.
Como comunicar os objetivos do departamento
Tipos de indicadores e sua contabilização mediante Excel
Organização da informação, de maneira inteligível
Formatos condicionais
Introdução de alertas
Desenho da estratégia do departamento a partir dos resultados evidenciados nas tabelas