Excel paraVendas | 15 HORAS
OExcel é a folha de cálculo mais utilizada pelos profissionais de gestão enegócios para análise e apresentação de resultados. O presente curso, tendocomo pressuposto o acrescido interesse do mercado, foi elaborado para os profissionaisque desejam usufruir das inúmeras funcionalidades avançadas do Microsoft Excel,nomeadamente para efeitos de análise de negócio (entendendo-se negócio como a áreade vendas, como interesse fundamental). O objetivo é explorar estasfuncionalidades, conferindo ao utilizador uma maior solidez na tomada dedecisões sustentadas, baseadas em análises seguras e estruturadas em cenáriosalternativos, bem como através do uso e criação de fórmulas avançadas.
Objetivos Gerais
Estecurso procura integrar e potenciar, através de uma metodologia de formaçãoessencialmente prática, a utilização de Microsoft Excel, no seu dia-a-dia, comoferramenta de apoio em decisões de negócio. Permite capacitar os participantes comas competências apropriadas para trabalhar com as ferramentas de análisedisponibilizadas pelo Microsoft Excel, aplicadas à área comercial e às vendas.
Objetivos Específicos
Apresente formação tem por objetivo dotar os participantes, das ferramentasnecessárias para o desenvolvimento de mapas de análise de vendas, com o apoiodo Excel. Durante a formação são apresentadas e exploradas as ferramentas que oExcel disponibiliza de um modo especificamente orientado para serem utilizadasnum contexto de Gestão Comercial e Vendas.
Destinatários/Pré-Requisitos
Profissionaisda área de comercial e vendas, que tendo já alguns conhecimentos relativos àutilização do Excel, pretendem explorar a totalidade das potencialidades daaplicação objetivo de incrementar a eficácia da sua ação comercial, tendo como auxílioas ferramentas do Excel.
Conteúdo
EXCEL
COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE CLIENTES
A base de dados da carteira de clientes como uma componente fundamentalna gestão de vendas e de recursos
Consolidação de informação e filtragem de dados
EXERCÍCIO PRÁTICO
Construção de um exemplo de base de dados de clientes, a partir defichas de identificação e outros dados auxiliares para reforçar o conhecimentosobre o cliente
Elaboração de roteiros devendas
Utilização do Excel paradeterminação da rentabilidade dos clientes, considerando vendas e custos
EXERCÍCIO PRÁTICO
Construção de um roteiro de vendas semanal por vendedor
EXCEL COMO FERRAMENTADE ANÁLISE DE VENDAS
Registo e tratamento de dados de vendas para consequente análise daperformance do produto ou serviço considerando:
Vendas por produto ouserviço por dia/semana/mês/ano
Rotação de stocks vs.disponibilidade de stocks
Vendas por região outerritório
Penetração por região outerritório
Vendas por vendedor
Cruzamento do planopromocional e respetiva performance de vendas
Sazonalidade
Análise de preços
Análise da competitividadedos produtos ou serviços vs. concorrência
Apresentação gráfica detabelas numéricas
Exportação de gráficos para outros programas
EXERCÍCIO PRÁTICO
Apresentação gráfica das vendas e penetração por região ou território
EXCEL COMO FERRAMENTANA GESTÃO DE VENDAS
Definição de objetivos de venda por cliente e respetiva distribuiçãopor períodos temporais
Definição de objetivos por vendedor
Cálculo de recursos: descontos, rappel, comparticipações empublicidade, ou promoções; incentivos a vendedores
EXERCÍCIO PRÁTICO
Distribuição mensal dos objetivos de vendas por cliente, a partir doobjetivo de vendas total