Curso Formação Contínua em Educação para a Sexualidade e para a Saúde

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Curso Formação Contínua em Educação para a Sexualidade e para a Saúde

  • Objectivos Esta formação pretende proporcionar aos formandos um espaço de aquisição, reflexão e actualização, de conhecimentos científicos na área da educação para a sexualidade e saúde, tendo como pano de fundo as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde, para que em diferentes contextos, possam mobilizar saberes teóricos, práticos e relacionais, numa perspectiva de intervenção mais eficaz, tendo em conta a saúde e bem-estar dos indivíduos.


    Específicos:

    - Desenvolver estratégias pedagógicas para uma efectiva implementação da educação para a sexualidade e para a saúde;

    - Dotar os educadores de conhecimentos teóricos básicos para abordagem da sexualidade de forma transdisciplinar;

    - Preparar educadores para que possam planear e intervir em assuntos sobre a sexualidade nas várias etapas etárias dos alunos;

    - Preparar e formar para uma adequada intervenção em problemáticas de sexualidade.
  • Practicas As aulas serão teóricas e teórico-práticas, através da exposição das várias temáticas com análise e discussão de casos. A condição para a conclusão da formação será a aprovação em todos os módulos. As notas serão de 0 a 20. A avaliação é definida pelo coordenador pedagógico na primeira sessão.
  • Dirigido a Professores, Educadores, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Pais e Licenciados que pretendam adquirir competências na área da Sexualidade.
  • Titulação O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.Aprovação a todos os módulos.
  • Conteúdo

    Coordenação científica

    • MESTRE RAQUEL ESTEVES
    • MESTRE CLARISSE MAGALHÃES
    • PROF. DOUTORA ASSUNÇÃO NOGUEIRA
    • MESTRE LURDES TEIXEIRA

     Coordenação pedagógica

    • PROF. DOUTORA ASSUNÇÃO NOGUEIRA
    • MESTRE LURDES TEIXEIRA

     

    Introdução

    A sexualidade, na óptica da OMS, assume uma centralidade fundamental durante todo o ciclo vital da pessoa. Entendida como uma necessidade humana básica importante de pertença e de afectos, envolve aspectos como alterações fisiológicas, morfológicas, emocionais mas também culturais. O debate sobre estas questões passou do domínio particular para uma discussão pública ao ser uma preocupação dos Ministérios da Educação e da Saúde com a legislação vigente, regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, dado os problemas de saúde que advém de uma vivência pouco responsável/informada dos jovens.
    A educação para a sexualidade e para a saúde deve ser contínua e o mais precoce possível. No entanto, abordar tais questões, com os mais novos, parece, ainda, ser uma tarefa constrangedora para muitos. Assim, este curso visa abordar temas ligados à sexualidade, com o objectivo de desenvolver competências nos educadores, que têm necessidade de abordar estas questões, de forma a desenvolver aspectos cognitivos sociais e afectivos do sujeito jovem/adolescente.

     

    Estrutura curricular

    MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS DA SEXUALIDADE HUMANA

    • Bases anatomo-fisiológicas do comportamento sexual;
    • Sexo e Sexualidades;
    • As Sexualidades e o Tempo;
    • Intimidade e Sexualidades;
    • A imagem do corpo e a identidade sexual;
    • A tríade Desejo-Paixão-Amor;

    MÓDULO 2 – GÉNERO E SEXUALIDADE

    • O género na construção das identidades;
    • Afectividades e sexualidades: educação para a saúde;
    • Os jovens e a sexualidade: determinantes socioculturais;
    • Comportamentos e práticas juvenis: do lazer ao risco;

    MÓDULO 3 – ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NA ABORDAGEM DA SEXUALIDADE

    • Comunicação e Sexualidade;
    • Percepção / Acção / Interacção;
    • O Corpo Comunicante;
    • Escuta e Olhar Activos;

    MÓDULO 4 – PROMOÇÃO DE UMA SEXUALIDADE SAUDÁVEL

    • A promoção da saúde Sexual;
    • Doenças Sexualmente Transmissíveis:
      • HIV/SIDA;
      • Prevenção e tratamento;

    MÓDULO 5 – SEXUALIDADES E AFECTOS AO LONGO DO CICLO VITAL (PARA) UMA VISÃO PEDAGÓGICA

    • A Adolescência:
      • O “ritus” de passagem;
      • O “peer” pressure;
      • O papel dos agentes de socialização na adolescência;
      • A desconstrução de estereótipos;
      • A orientação sexual;
      • O mito da primeira vez;
    • Adultícia e Sexualidades:
      • Estatutos e Papeis;
      • Os estereótipos;
    • Os Gerontes e as Sexualidades:
      • Desconstruir os mitos do deserto sexual;
      • Condicionantes do desempenho;

    MÓDULO 6 – SEXUALIDADE, MITOS E INTERVENÇÃO

    • Género, discriminação, fobias e violência;
    • Os pré-conceitos:
      • As Homossexualidades;
      • A Transexualidade;
    • Aditivos químicos ao desempenho sexual – mitos e realidades:
      • O Alcoolismo e as Sexualidades;
      • As Toxicomanias e as Sexualidades;
    • Os “media” e as Sexualidades;
    • A construção dos relacionamentos afectivos;
    • “Case Studies” - abordagem e estratégias de intervenção;

     

     

    Candidatura e selecção

    Inscrição/candidatura até 17-12-2010.
    Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

                                    

    Número de vagas

    25
     

    Carga horária

    124 Horas
     

    Unidades de crédito (ECTS)

    14

    Duração e regime

    Professores, Educadores, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Pais e Licenciados que pretendam adquirir competências na área da Sexualidade.

     

    Documentação de candidatura

    Curriculum Vitae em modelo Europass ;
    Fotocópia do Certificado de Habilitações;
    Preenchimento do boletim de candidatura (www.cespu.pt);
    Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
    2 Fotos tipo passe devidamente identificadas (não são aceites fotografias digitalizadas);
    Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

     

    Local(is) de realização

    • Campus Universitário de Gandra

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